Meio ambiente

A gestão de Bolsonaro para o meio ambiente foi um dos temas mais recorrentes nas charges do O POVO a partir de 2019. O ex-ministro Ricardo Salles dividiu o protagonismo dos desenhos ao lado do próprio presidente para abordar o assunto.

O mapa do Brasil aparece todo enlameado. No centro da imagem uma placa fincada mostra o logotipo da Companhia Vale. Em letras da palavra VALE, um anagrama junta outras palavras de críticas à empresa: Vergonha, descAso, irresponsabiLidade, incompEtência. A charge faz referência às tragédias ambientais causadas em rompimentos de barragens da Vale, em Mariana (5/11/2015) e Brumadinho, alguns dias antes (25/1/2019), ambas cidades do Interior mineiro. Publicada em 30/1/2019.

Tragédia humana e ambiental de Brumadinho e as irresponsabilidades da Vale

Bolsonaro surge como uma lagarta comendo uma grande folha pendurada num galho. As mordidas destruindo o centro dessa folha formaram o mapa do Brasil. Publicada em 19/8/2019.

Jair Bolsonaro corrói o meio ambiente brasileiro

Bolsonaro tem seu traseiro em chamas, com grandes labaredas e soltando uma coluna de fumaça. Ele apenas levanta o dedo da mão direita e diz: 'É tudo culpa das ONGs'. O presidente está de paletó azul escuro. Publicada em 24/8/2019.

Jair Bolsonaro tenta transferir culpas e responsabilidades dos incêndios na Amazônia

Uma família indígena - um casal e três crianças, uma delas no braço da mãe - estão no centro de um alvo. Olham desolados para quem vai atirar contra eles. Acima, a frase 'Demarcação de terras indígenas'. O alvo é em círculos vermelhos e brancos, os índios usam trajes típicos e cocares de penas. Publicada em 30/8/2019.

A demarcação das terras indígenas no alvo dos interesses ameaça a vida dos índios

O petróleo derramado de um barril de petróleo escorre formando o mapa do Brasil como uma grande mancha escura. Referência às manchas que poluíram praias brasileiras em 2019. Publicada em 14/10/2019.

Desastre ambiental nas praias brasileiras com vazamento de óleo

Bolsonaro chupa o dedo polegar da mão direita enquanto olha a capa da revista Time. Na publicação, a foto da jovem sueca Greta Thunberg, ativista ambiental, que foi escolhida como Personalidade do Ano. Publicada em 12/12/2019.

A inveja de Jair Bolsonaro com a ativista ambiental Greta Thunberg

Montado num cavalo e com um berrante na mão, Ricardo Salles conduz uma boiada para passar na 'Porteira da Vergonha', na saída do curral. Ele está trajado como um peão boiadeiro. A referência é à frase dita por Salles durante reunião ministerial em 22 de abril de 2020, em que ele sugere que o governo deveria 'passar a boiada' e simplificar regras de proteção ambiental e da área de agricultura, naquele momento em que as atenções estavam mais voltadas para a pandemia. Publicada em 30/7/2020.

Sem vergonha, Ricardo Salles passa a boiada de desrespeitos ao meio ambiente

Às gargalhadas, Bolsonaro e Ricardo Salles se encontram. 'Ha,ha,ha,ha! Gostou do meu discurso, Salles?', diz Bolsonaro. O então ministro do Meio Ambiente responde: 'Ha,ha,ha,ha! Gostei muito! Será que acreditaram?'. A referência é ao discurso feito pelo presidente brasileiro na Cúpula do Clima, na ONU, um dia antes. Publicada em 23/4/2021.

Parceiros na mentira das irresponsabilidades ambientais, Ricardo Salles e Jair Bolsonaro

Ricardo Salles, então ministro do Meio Ambiente, acena da boleia de um caminhão carregado de grandes toras de madeira empilhadas na carroceria. No letreiro na parte de trás do caminhão, os dizeres perguntam: 'Como estou desmatando?'. Ele está na janela e sorri. Publicada em 27/5/2021.

Ricardo Salles no comando do desmatamento ilegal

Ricardo Salles, então ministro do Meio Ambiente, segura uma motosserra diante de um mapa do Brasil. No mapa, a região da Amazônia está destacada em verde. O equipamento está ligado nas mãos de Salles e pedaços do verde salpicam no mapa. Ele está de paletó, é um homem branco, de olhos claros e usa óculos. Não esboça sorriso ou lamento no rosto. Publicada em 6/6/2021.

A ameaça de desmatamento da Amazônia por Ricardo Salles e sua motosserra