Educação e cultura

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a ex-secretária nacional da Cultura, Regina Duarte, são os principais personagens na temática Educação/Cultura.

A charge mostra o primeiro ministro da Educação da gestão Bolsonaro, o colombiano Ricardo Vélez Rodrigues, aparecendo como lagarta saindo de dentro de uma maçã. Na fruta está escrito 'Ministério da Educação'. Veléz ficou pouco mais de três meses no cargo, de janeiro ao início de abril de 2019. Publicada em 31/3/2019.

Corroendo o Ministério da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez

Abraham Weintraub usa um machado para derrubar uma floresta de lápis - vários já ao chão e alguns ainda de pé. Acima está escrito 'Ministério da Educação'. A charge é em referência a cortes e contingenciamento de verbas do setor, anunciados pelo então ministro em seus primeiros dias na gestão Bolsonaro. Publicada em 4/5/2019.

O machado de Abraham Weintraub devasta o Ministério da Educação

Uma pose de Bolsonaro ao lado da atriz Regina Duarte, à época ainda cogitada para assumir a Secretaria Nacional da Cultura. Ele faz o sinal de 'arminha' com a mão direita e diz: 'E nada de reprise de novela sua na Globo! Tá ok?!' Ela sorri. Publicada em 21/1/2020.

As normas de Jair Bolsonaro para Regina Duarte e a cultura brasileira

O então ministro da Educação, Abraham Weintraub, escreve várias vezes numa lousa a mesma frase: 'E nem foi o melhor de todos os tempos'. A charge faz um trocadilho com a sigla Enem e a declaração dele numa audiência da Comissão de Educação do Senado, em que exaltou o Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior. Mesmo com os erros nas correções das provas e os problemas com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Acima está escrito 'Ministério da Educassão'. Publicada em 22/1/2020.

Abraham Weintraub e a ineficiência da organização do Enem

A então secretária nacional da Cultura, a atriz Regina Duarte, está de pé num chão enlameado. Parte da lama forma a palavra 'Cultura'. Segurando um esfregão, com um balde e material de limpeza ao lado, ela diz 'Ao trabalho!' e sorri. Ela veste conjunto saia e paletó de cor rosa. Publicada em 31/1/2020.

Regina Duarte e a limpeza na cultura do Brasil

O então ministro Weintraub recebe um Oscar, o prêmio do cinema. Mas na estatueta aparece o Pateta, o personagem de Walt Disney. Abaixo da charge está escrito 'Melhor trapalhada'. Ele está de smoking e gravata vermelho e olha surpreendido para a figura do Pateta. Publicada em 10/2/2020.

Reconhecimento das trapalhadas de Abraham Weintraub no Ministério da Educação

O então ministro Weintraub corre para fugir dos personagens da Turma da Mônica (Cebolinha, Magali, Cascão e a própria Mônica, com seu coelho Sansão). O motivo: o ministro havia publicado, dias antes, um tuíte com a bandeira chinesa trocando o R pelo L, como na fala do Cebolinha, para ironizar a China como país onde a pandemia do coronavírus começou. Publicada em 8/4/2020.

A Turma da Mônica não aceita fala preconceituosa e xenófoba de Abraham Weintraub

Abraham Weintraub, então ministro da Educação, se agarra ao 'C' da sigla MEC enquanto é puxado por duas mãos que têm a palavra 'Centrão' escrita na manga do paletó. Ele também está de paletó. A referência é ao desejo do bloco político que apoia Bolsonaro de ganhar o cargo, diante da iminente queda do ministro. Publicada em 6/6/2020.

Forças do Centrão para arrancar Abraham Weintraub do Ministério da Educação

O então ministro da Educação, Abraham Weintraub, se equilibra dentro da parte superior de uma ampulheta. A areia do relógio está quase no final, simulando que o tempo do ministro também está acabando. Ele está de paletó, cara de assustado, abrindo braços e pernas para evitar descer junto com o resto dessa areia. Publicada em 17/6/2020.

O “fim do tempo” de Abraham Weintraub no Ministério da Educação

O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, está montado num jegue. O animal dá um coice na sigla do ministério (MEC). A marca deixada pelas duas ferraduras derruba e substitui a letra 'M' da sigla. Acima está escrito 'Velho new branding' (nova marca, na tradução do termo em inglês). Publicada em 26/9/2020. (*) A charge é assinada por Jefferson Portela, por conta das férias do titular da seção, Clayton Rebouças.

Milton Ribeiro deixa sua marca no Ministério da Educação