Votação
Leitor votará em charges que mais representam o governo Bolsonaro
Escolha inicia cobertura especial sobre os 1000 dias da gestãoJair Bolsonaro (sem partido) completará 1.000 dias como presidente da República no próximo dia 26 de setembro. A partir de hoje, O POVO inicia cobertura especial sobre o que tem sido esses dias, analisar os caminhos e as polêmicas da gestão e projetar o que ainda está por vir. Se até 2022 ou além disso.
Com a programação de reportagens especiais em cada editoria, entrevistas, vídeos, artigos e análises de números e cruzamento de dados produzidos pelo governo, o primeiro dos conteúdos será uma eleição. O leitor do O POVO escolherá: "Que charges mais representam os 1.000 dias do governo Bolsonaro?".
De 26 de agosto a 7 de setembro, o leitor/internauta poderá escolher até 10 charges que cumpram esse papel, dentre 50 selecionadas para a disputa. Os desenhos no páreo são de cinco áreas: Meio Ambiente, Economia, Política, Saúde e Educação/Cultura. O voto será pelo site do O POVO.
O resultado será divulgado no milésimo dia de Bolsonaro no cargo (26/9). A seleção considerou critérios como relevâncias histórica e jornalística, qualidade, originalidade e síntese da charge sobre o fato ou personagem abordados. Os trabalhos foram publicados de 2 de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2021.
Uma curiosidade: desde a redemocratização do Brasil, em 1985, três dos oito presidentes - Itamar Franco, Fernando Collor e Michel Temer - não chegaram a completar 1.000 dias no cargo. Bolsonaro é o quinto desse período a alcançar a marca.
Selecione a categoria e vote nas suas charges favoritas.
*charges acessíveis para pessoas com deficiência visualEsta votação ficará aberta de 26 de agosto a 7 de setembro, onde serão escolhidas pelo leitor as 10 charges que melhor representam os mil dias de Bolsonaro no poder. A seleção é livre, pode-se votar quantas vezes forem necessárias. Somente as duas obras mais votadas por categoria serão as escolhidas. O resultado será divulgado no dia 26 de setembro, quando se completa mil dias da atual gestão federal. Escolhemos a charge como representatividade deste momento, pois muito além de uma ilustração, trata-se de uma vertente do jornalismo com alto poder de comunicação, crítica, reflexão e ludicidade.
Metodologia
As 50 charges disponibilizadas são fruto de uma seleção e categorização feita em um universo de 574 criações, relacionadas ao governo Bolsonaro nos temas Cultura, Educação, Meio Ambiente, Economia, Saúde e Política. Todas as obras foram publicadas no período de 2 de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2021. Esse quantitativo corresponde a 61% das charges veiculadas no mesmo período, no caso 943 produções.
Para a definição da amostra, foi levada em consideração a relevância histórica e jornalística, onde compreende-se o alto impacto na vida contemporânea e com destacado reflexo no futuro, havendo contextualização e reflexão com o passado. Soma-se na análise: a qualidade gráfica da charge, a síntese, diferenciação e valorização do traço na comunicação jornalística que a ilustração se propõe. A seleção foi feita pelo historiador Sérgio Falcão, integrante do Data.doc - Núcleo de Jornalismo de Dados do O POVO.