O litoral mais lindo do mundo

Desejado por turistas de todo o Brasil, litoral leste do Ceará é promessa de sol, ventos fortes - para quem pratica esportes, boa gastronomia, belas paisagens e artesanato único!

Foto: Foto: Mauro Santos/ Especial para O POVO

Sombra, água fresca e muito sol. O litoral leste do Ceará é surpreendente em todos os sentidos:

Uma imensidão de praia, culinária diversificada, hospedagem para todos os bolsos, cenário ideal para prática de esportes (surf, kitesurf e windsurf), atendimento caloroso do povo cearense e, claro, muito sol para aproveitar as belezas naturais. Para conhecer esses paraísos, você só precisa acessar a CE-040, que passará por todos os municípios apresentados neste especial.

Foto: Foto: Mauro Santos/ Especial para O POVO

 

Nas duas últimas edições, o projeto Da Serra ao Mar apresentou alguns municípios do Maciço de Baturité e da Serra de Ibiapaba. Nossa expedição turística segue viagem para o litoral leste, composto pelas cidades de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí.

O nosso roteiro apresenta as praias de Porto das Dunas, Morro Branco, Praia das Fontes, Fortim e Icapuí. Vamos com a gente?

Baixe o aplicativo Ceará Turismo nas versões iOs e Android.

Lugar de dunas, diversão e muito vento

Porto das Dunas é bairro de Fortaleza, mas sua autonomia se destaca por meio das belas praias e por aportar um dos melhores parques aquáticos do mundo




 

É quase impossível falar de Porto das Dunas e excluir o complexo turístico Beach Park - considerado um dos melhores parques aquáticos do mundo. Programa-se para conhecer ou, caso você já tenha visitado o local, é bom retornar, pois sempre tem novas atrações por lá.

Foto: (Foto: Mateus Monteiro/Banco de dados O POVO)

Outra dica é para quem pratica esportes aquáticos, a praia é conhecida pelos fortes ventos, inclusive, atualmente, é sede de uma das etapas do campeonato mundial de Windsurf.

Outro ponto positivo é que a praia faz parte ainda de Fortaleza o que torna fácil a mobilidade para quem se hospeda na cidade.

Onde ficar:
Kalamari Hotel
Beach Place Resort Residence
Beach Place Apartment
Beach Place Resort
Aquaville Resort & Hotel
Pousada Porto das Dunas

Todas as cores e tons

Desde as cores ao pôr do sol, as praias de Morro Branco e Praia das Fontes, que ficam localizadas em Beberibe, já foram utilizadas como cenários para narrar histórias cinematográficas e da vida real




Foto: Morro Branco
 

Consideradas paraísos cinematográficos, as praias de Morro Branco e Praia das Fontes, em Beberibe, já serviram de cenário para novelas, minisséries, filmes e programas de televisão. As praias ficam a 85 quilômetros de Fortaleza e preservam labirintos de falésias naturais - em diversos tons de cores, assim como disponibiliza passeios de jangada e buggy, água refrescante do mar e barracas que servem diversos frutos do mar, como caranguejo, moquecas e peixadas. Em Morro Branco, na rua principal, você ainda encontra restaurantes a la carte.

Foto: Praia das Fontes

Para quem gosta de lembrancinhas, se prepare para querer levar tudo! É possível comprar garrafinhas com areia colorida, renda e artes feitas com palha e jornal. Tudo personalizado para o turista.

Onde ficar:

Morro Branco Beach Village
Pousada Flamboyant Village
Coliseum Beach Resort All Inclusive
Pousada Ocas do Índio
Pousada Marebrisa
Hotel Parque das Fontes
Pousada Santa Terezinha

O que visitar:

- Falésias que ficam na praia
- Mercado Público
- Igreja Matriz
- Teatro Municipal Raimundo Fagner
- Dunas/ Passeio de Buggy
- Gruta Mãe D'água (Conhecida como Gruta Açucena)
- Lagoa do Uruaú

Fortim: muito além de belas praias

Além de três praias paradisíacas, a cidade se destaca pela passagem do Rio Jaguaribe - um roteiro único de sabores, paisagens e aventura




 

Com três praias - Pontal de Maceió, Canto da Barra e Praia das Agulhas, Fortim é uma cidade moderna que, ao mesmo tempo, preserva características de vila de pescador. Parada obrigatória, é indicado visitar o encontro do Rio Jaguaribe com o mar (dica: na proximidade do local, durante a maré baixa, é possível visitar cavernas naturais). Outra atração que chama a atenção dos visitantes é o passeio de barco que percorre toda a extensão do rio.


Para quem gosta de praia deserta, conheça a pequena Praia das Agulhas- localizada na direção dos rios Pirangi e Parajuru - local apontado como paradisíaco. Outra dica, para quem gosta de esportes e sossego, é conhecer o Canto da Barra, com água plana, vento constante e poucos banhistas o local se destaca entre os adeptos do kitesurf.

 

Por fim, não deixe de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Amparo - que preserva a simplicidade de igrejas interioranas – e o mirante - no local, você encontra uma vista de tirar o fôlego, além de pequenos restaurantes e lojas com artigos locais.

>> Dica: não deixe de fazer um passeio de barco pelo Rio Jaguaribe! É uma das principais atrações.

O que falar de Icapuí

Uma vila de pescador, de simplicidade latente. Os coqueirais predominam a região e as pessoas preservam o jeito leve de levar a vida.... Sim! Existe um paraíso




 

No limite entre o Ceará e Rio Grande do Norte, o município de Icapuí é de tirar o fôlego. Sobram motivos para isso:

- Praias desertas
- Estrutura de hospedagem qualificada e com bons preços
- Conhecida pela pesca de Lagosta
- Falésias
- Coqueirais com o mar ao fundo
- Dunas
- Praias de Ponta Grossa, Redonda (com melhor estrutura de hospedagem), Requenguela, Tremembé e outras.
- Na maré baixa o mar recua cerca de de três quilômetros
- Grutas
- Mangues (Estação ecológica) - com uma passarela suspensa que passa por dentro da vegetação, sendo possível ver animais típicos do local.
- Mirante da Serra do Mar.

 

Por dentro da história

Icapuí era apenas uma pequena vila, chamada Caiçara, que significa cerca de galhos, que protegia as tribos dos índios.

Em 30 de dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí, corruptela da palavra Igarapuí que significa coisa ligeira. A palavra Icapuí, como é chamada hoje, tem o significado de Canoa Veloz.

No começo Icapuí tinha poucos habitantes. Depois, com o passar dos tempos, a população aumentou e aconteceu a primeira tentativa de torná-Ia município, através de Orlando Rebouças e Marcondes de Oliveira, em 1957, o que não foi possível, devido às forças políticas que eram contrárias ao movimento.
Vinte e sete anos após a primeira tentativa, um grupo de icapuienses sob a liderança de José Aírton Félix Cirilo da Silva e com o apoio da comunidade, conseguiu tornar Icapuí, município, desmembrando-o política e administrativamente de Aracati, a partir de 22 de janeiro de 1984

 

Guia

Quais os melhores locais do Litoral Leste? Confira:

Por Michel Victor
Ceará Turismo

Ceará Turismo

Baixe o aplicativo que vai facilitar a vida dos turistas que visitam o Ceará! O app está disponível em iOs e Android!

Beach Park

Beach Park

No Porto das Dunas existe um dos maiores parques aquáticos da América latina. As bilheterias abrem às 10h30 e o Parque Aquático funciona das 11h às 17h

Coliseaum Hotel

Coliseaum Hotel

Com excelentes acomodações, o Coliseum Hotel possui 150 apartamentos, distribuídos em Suítes Imperial, Superior Plus, Superior e Standard. Com uma gastronomia especialista em frutos do mar, o restaurante Júlio César e o Snack Bar pegam toda a família pelo estômago!

Fortim

Fortim

No município de Fortim tem passagem do Rio Jaguaribe, não deixe de fazer um passeio pela imensidão de água doce. Ainda é possível observar o encontro do rio com mar

Galeria

Vídeos

Esportes radicais

Descubra o Ceará

Pontos Turísticos