Foto: Fco Fontenele

Vamos iniciar nossa segunda viagem? O destino será a Chapada da Ibiapaba. A região é composta pelos municípios de Guaraciaba do Norte, Tianguá, Ubajara, Ipu, São Benedito, Viçosa do Ceará e Carnaubal.

O local se destaca por abrigar o Parque Nacional de Ubajara, sua riqueza na fauna e flora, turismo ecológico, esportes radicais e a temperatura amena. De Fortaleza, uma das opções de trajeto é BR-020, seguindo pela CE-257.

No último roteiro passamos pelo Maciço de Baturité. Na próxima edição vamos descer a serra e apresentar as riquezas do litoral leste cerarense. Por enquanto, encante-se pela inesquecível ''Chapada''!

 

Baixe o aplicativo Ceará Turismo nas versões iOs e Android.

Abra os braços, feche os olhos e voe

O município, situado a 304 quilômetros de Fortaleza, é um verdadeiro celeiro da prática de voo livre. Isso é só o começo!





Você já viveu a experiência de ter avistado o paraíso? E se fosse dito que é possível sobrevoar por aquela imensidão? O município de Tianguá, situado a 304 quilômetros de Fortaleza, é um verdadeiro celeiro da prática de voo livre. A rampa para realização do esporte proporciona uma das visões mais belas de nosso Estado (No Sítio do Bosco). No local acontecem diversos campeonatos ao longo do ano.

Fôlego recuperado após a prática do esporte, na cidade ainda é possível: realizar trilhas, Espeleologia (estudo de cavernas), tirolesa, trilhas (cercado por vegetação da Mata Atlântica), Camping, e muito mais. O preço é acessível.

Também vale acompanhar as diversas caravanas de romeiros que chegam de hora em hora de cidades e estados vizinhos, que visitam a igreja Matriz da Cidade e a feira de artesanato rodoviário, com peças de couro e palha.

Para quem deseja se hospedar, entre as opções estão: Serra Grande, Hannover Flat, Bom Clima, São Francisco e Gean - Hotéis. Ibiapaba e Padre Cícero - pousadas. No Sítio do Bosco ainda estão disponíveis Chalés e espaço para camping.

Nos braços de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara é apenas o começo de uma viagem dos sonhos. A cidade é viva, pulsa e atrai visitantes de todo o País




A cidade de Ubajara entra para a lista dos destinos que qualquer turista deve voltar inúmeras vezes. Ela consegue se tornar um refúgio, proporcionando contato pleno com a natureza e onde se prova uma gastronomia refinada - com tempero bem cearense. As paisagens são exuberantes - quem conhece o Parque Nacional de Ubajara pode confirmar. E o que dizer do friozinho que é um abraço para quem vem do calor da Capital cearense?


Para o contato inicial é sugerido que se conheça: a Igreja Matriz (fundada em 1934), Praça do Senhor da Canoa, Casa da Cultura e Santuário Mãe Rainha. Reserve um dia para conhecer esses atrativos. No intervalo, se delicie nos restaurantes da cidade: Maria Bonita - arroz piamontese; Sal na Brasa - churrasco; Kiri Sushi Bar; João do Frango - ambiente simples, que compensa no sabor caseiro em seu frango desossado; Nevoar - preços atraentes; Xama - preços populares. Para lanches rápido: Pastelaria e Caldo de Cana Irmão Cavalvante e a pizzaria O Português - com rodízios.

No segundo dia reserve o tempo para contemplar o Parque Nacional de Ubajara. São várias opções de trilhas, elas darão acesso ao Mirante, Cafundó e para a Gruta. As cachoeiras proporcionam banhos refrescantes, com águas cristalinas(Cafundó, Gavião e Murimbeca).

A visão onde fica instalado o teleférico - que passará por modernização - deixa os visitantes paralisados por minutos e minutos. É impossível olhar e não ficar estático com a visão em 180º da poderosa Chapada.

 As opções de hospedagens também se destacam pela variação nos preços, qualidade no atendimento e conforto. A pousada Preocupação Zero, por exemplo, é como se hospedar em casa de familiares – atendimento personalizado, quartos amplos e confortáveis e entre outros benefícios. O preço da pousada é convidativo. Para quem deseja requinte: o Neblina Park Hotel dispõe de restaurante, Loja de conveniência, salão de convenções, área de jogos, cyber, internet Wi-Fi, lavanderia, estacionamento privativo, lagos particulares, área para camping, campo de futebol, heliponto, sauna e piscinas adulto / infantil – o preço vai de acordo com as opções que ele oferece. Também é possível se hospedar: Sítio do Alemão e "Semente de Luz" (Que é também um espaço terapêutico).

Viaje para mais de 300 anos de história

A equipe do O POVO visitou uma igreja com vestígios, artigos e imagens que datam mais de 300 anos de existência. Ainda degustamos licores, geleias e muito mais!



 

Viçosa do Ceará sempre foi conhecida pelos seus principais pontos turísticos: Igreja do Céu e Casa dos Licores. E tenho que concordar, qualquer turista deve visitá-los por horas e horas. Porém, existe um lugarzinho ainda pouco explorado no município: a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Matriz). A fundação é parte remanescente da antiga missão jesuítica da Ibiapaba, sendo considerada Patrimônio Cultural desde 2002. A igreja foi construída pelos jesuítas, no último lustro do século XVII, segundo o site do local.

Em nossa visita foi possível encontrar pinturas do século XVII e imagens barrocas. O altar é original à época da construção. Além disso, na parte de trás da igreja você pode conhecer peças que contam a história da região e do nosso Estado. São objetos raros e de valor histórico incalculável.

Se o visitante desejar continuar nesta imersão pela história do Ceará, deve visitar em seguida a famosa Casa dos Licores. Dona Tereza Cristina, que administra o local e filha dos fundadores, receberá você de braços abertos. Se prepare para muitas horas de licores, degustação de petas e geleias e muita história. Conheça também: Memorial Clóvis Beviláqua, Pedra do Itagurussu (Conhecida como pedra que chora e o Teatro Pedro II.)

Hospedagem: Pousada Serra Verde, Viçosa Hotel de Serra, pousada Sítio Ipê e pousada Nativa. Gastronomia: São diversas opções: Delícia do Mar; Barriga Cheia; Nira Sushi/pizzaria; Mirante do Céu - um bom preço.

A bica que refresca a autoestima de uma cidade

A Bica do Ipu é de deixar qualquer morador orgulhoso. São 130 metros de beleza ao longo do paredão de rocha por onde desce a água e refresca turistas e moradores




Último local visitado por nossa expedição, Ipu brinda os visitantes com o charme de cidade interiorana e seus atrativos naturais e históricos. A cidade, situada a 294 quilômetros de Fortaleza, contém a magnífica Bica do Ipu  - conhecida também como a Cachoeira do Véu de Noiva. A bica mede 130 metros e faz parte de um dos cenários que o escritor José de Alencar utilizou para descrever os banhos da índia Iracema. A que d'água fica a 2,5 quilômetros do centro da cidade, com uma estrutura de gastrobar (bebidas e culinária regional).

Ainda no município recomenda-se visitar: Casa de Pedra, o Recanto das Cachoeiras, o Museu de Frei Aquino e a Central de Artesanato de Ipu (rendas e objetos feitos em palha de carnaúba e couro). Nas praças da cidade ainda é possível apreciar, por meio de estátuas, passagens do romance literário de José de Alencar.


Onde se hospedar: pousada Queda D'Água, Pousart's, Nosso Recanto, pousada São Pedro.

Lugar de flores e fé

A cidade se reinventou nos últimos anos investindo no cultivo de flores como incentivo econômico por meio da importação e turismo




Localizado a 332,4 quilômetros de Fortaleza fica um dos municípios mais belos da Chapada da Ibiapaba. Atrativos únicos. Ele se destaca pelas fazendas que cultivam flores e pelo seu turismo religioso - Santuário de Fátima da Serra Grande.

Com visitação aberta - todos os dias (8h-10h e 12h-14h) - o turista pode incluir em seu roteiro a fazenda Reijers Produção de Rosas. A empresa oferece mais de 50 variedades de rosas, além de outros tipos de flores de corte como alstroemerias, boca de leão, gipsofila, lírios, gérberas, além de flores em vaso. São 48 hectares de área produtiva.

No turismo religioso, a visita ao Santuário de Fátima lhe levará para um local feito com zelo. Sendo 3 mil mt² de granito, mármore e limestone no piso interno da igreja principal, capelas do Santíssimo, Mãe de Deus, Sacristia e 1.700 mt² de pedra cariri no revestimento das calçadas e pátios de circulação. A loja de souvenirs: imagens de santos, artesanato, camisas customizadas e iguarias gastrônomicas da região. O local fica aberto para visitas.

A gastronomia de São Benedito lembra aquelas viagens para casa de familiares no Interior. Pelo Centro é possível encontrar refeições como: galinha caipira, buchada, sarrabulho, panelada. Além de comidas do dia-a-dia.

Hospedagem em pousadas: Paraíso, Clube Inhaçu, São Benedito e Central.

Guia

Quais os melhores locais da Ibiapaba? Confira:

Por Michel Victor
Ceará Turismo

Ceará Turismo

Baixe o aplicativo que vai facilitar a vida dos turistas que visitam o Ceará! O app está disponível em iOs e Android!

Sítio do Bosco

Sítio do Bosco

A área onde hoje se localiza o Sítio do Bosco era, até o ano de 2003, data de sua aquisição, uma capoeira com solo erosado por conta dos roçados feitos pelo morador nativo. Atualmente o local é referência nacional em voo livre, ponto para prática de trilhas e camping, tirolesa e muito mais. (Tianguá)

''Preocupação Zero''

''Preocupação Zero''

Pousada com preço acessível, atendimento personalizado, quartos confortáveisl e preços acessíveis. Na frente de cada quarto ainda é possível relaxar em uma rede que fica armada durante a estadia do hóspede.(Ubajara)

Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. A visão do antigo teleférico e as trilhas disponíveis no local são atrações ecológicas da região.

Reijers Produção de Rosas

Reijers Produção de Rosas

Com visitação aberta - todos os dias (8h-10h e 12h-14h) o visitante não pode deixar de conferir a Reijers Produção de Rosas, a empresa oferece mais de 50 variedades de rosas (São Benedito)

Santuário de Fátima

Santuário de Fátima

No turismo religioso, a visita ao Santuário de Fátima lhe levará para um local feito com zelo, sendo o piso composto por 3 mil mt² de granito, mármore e limestone (São Benedito)

Galeria

Vídeos

ESPORTE

Descubra o Ceará

Viçosa do Ceará

Pontos Turísticos