O Ceará dentro do Ceará

Maciço de Baturité traz clima diversificado, gastronomia regional, nacional e internacional, contato com a natureza, esportes, trilhas e pontos que narram nossa história

Uma fuga rápida, tranquila e que vai ao encontro de belezas naturais, clima ameno, gastronomia diversificada e, claro, muitas opções de lazer e aventura. Ficou curioso para saber onde existe essa mistura de sensações? Fica mais perto do que se pensa: bem ali, no Maciço de Baturité.


Localizada no sertão central cearense, a região é composta por 13 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção. Sendo possível acessar as cidades por meio das rodovias: CE-060, CE-065 e CE-356. Apenas para Ocara que o viajante chegará - exclusivamente - pelas rodovias BR 116/112 e CE-257.


Nesta primeira parada, vamos destacar três municípios: Baturité, Guaramiranga e Pacoti. Vamos apresentar o melhor de cada cidade: opções de lazer e aventura, passeios culturais, hospedagens, onde comer bem e muito mais. Esta é apenas a primeira região. Nos próximos destinos vamos transportar você para: Chapada da Ibiapaba e Litoral Leste. Sejam bem-vindos a esta viagem. #daserraaomar

Baixe o aplicativo Ceará Turismo nas versões iOs e Android.

A beleza e o clima de uma serra encantadora

Guaramiranga




A menor cidade do estado do Ceará, localizada a 110 quilômetros de Fortaleza, Guaramiranga se destaca pelo seu clima ameno, culinária refinada (porém, com opções populares), eventos e festivais culturais e a beleza de uma cidade que preserva edificações centenárias. Guará - para os mais íntimos - possui o charme de um município que parou no tempo, embora apresente infraestrutura para acolher e receber bem os visitantes.

Bodegas, galerias com lojas de vinil e discos antigos, restaurantes com culinária regional e internacional (destaque para pratos franceses), gelateria, cafés, feira de artesanatos, flores e teatro estão nas opções que traçam o cenário de lazer de Guaramiranga.

Na rede hoteleira, destacam-se edificações antigas, como, por exemplo, a famosa Pousada dos Capuchinhos – cuja construção teve início em 1934 e sua inauguração ocorreu em 1935. Todo esse patrimônio, suas estruturas arqueadas e seus ambientes e jardins, como também a capela de estilo clássico que relembra o gótico foram totalmente preservados e restaurados, por meio de reformas que nunca abalaram suas estruturas de época, de acordo com Fagner Barreto, gerente do local.

Entre opções culturais, os visitantes podem conhecer: Biblioteca Municipal, Teatrinho Rachel de Queiroz, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta), Cachoeira do Urubu, Cachoeira de São Paulo, Cachoeira da Veada, Pico Alto – indicamos o pôr do sol, Mirante da Linha da Serra.



Veja informações sobre restaurantes e mais lazer em nosso guia, logo abaixo.

O moderno maciço que preserva o passado

Baturité




 

Uma cidade que preserva tradições, povo de sorriso largo, uma saborosa gastronomia típica, espiritualidade para todos os credos, praças encantadoras e que respira história. Passar por Baturité é se sentir acolhido, abraçado. É voltar no tempo. A cidade, que na metade do século XIX chegou a deter 2% da produção nacional de café, recebeu uma das primeiras ferrovias do Ceará, que transportava as sementes e algodão para o porto, em Fortaleza.


Para turistas que buscam contato com a natureza, vale destacar a Área de Proteção Ambiental(APA), uma remanescente de Mata Atlântica que existem no Maciço. Nestes locais, é possível realizar passeios e trilhas, além de exploração das famosas cachoeiras da região. Sendo possível se aventurar por meio de carros, motos, bicicletas e, até mesmo, a pé (trekking).


Museus, prédios centenários, monumentos e resquícios da história do Ceará estão espalhados pela Cidade. No bairro Putiú – bairro central, o Museu de Baturité abriga peças do século passado: bancos da estação de trem, cadeiras feitas em couro, escarradeira, vitrola e outros objetivos que revelam o comportamento da sociedade à época.

De acordo com Ione Silveira, guia de turismo, o prédio em si já traz história. “No local, funcionou uma das primeiras estações ferroviárias do Estado”, destaca a guia. Ao lado do museu, no antigo armazém da estação, é possível conhecer o artesanato da região: objetos feitos com a folha da carnaúba, palha da bananeira, fuxico e barro.

A rede de hotéis da cidade é diversificada. Existem opções para quem procura por descanso ou o movimento intenso do centro de Baturité. Para quem quer conhecer a gastronomia são várias opções: culinária regional - buchada, panelada, sarapapatel. Pizzas, carnes e self-services também compõem o segmento.


Veja mais informações em nosso guia, logo abaixo.

Um charme do começo ao fim

Pacoti




Logo na entrada você se encanta com o charme da cidade. As flores e a vegetação variada predominam o cenário da região. Lagoas, cachoeiras e o clima serrano transportam os visitantes para experiências únicas: um lugar próximo ao paraíso. O município, localizado a 95 quilômetros de Fortaleza, traz simplicidade e beleza em ruas e edifícios.

Para quem deseja conhecer Pacoti, a dica é visitar pontos como: Igreja Matriz - Nossa Senhora da Conceição (construída em 1885), Polo de Lazer de Pacoti, Arco Nossa Senhora de Fátima, Capela da Donaninha e a Capela Nossa Senhora das Graças.

A cidade ainda traz opções de aventura e diversão, Pacoti oferece hotéis que disponibilizam opções de lazer: Estância Vale das Flores e Nosso Sítio, por exemplo, trazem passeios de caiaque, pedalinho, cavalo, charrete, fazendinha, parede de escalada, trilhas dentro da própria estrutura de hotel, piscinas, banho em lagos, playground, bicicleta, cama elástica. Tudo isso associado a um complexo com chalés, apartamentos e quartos.

Guia

Quais os melhores locais do Maciço? Confira:

Por Michel Victor
Ceará Turismo

Ceará Turismo

Baixe o aplicativo que vai facilitar a vida dos turistas que visitam o Ceará! O app está disponível em iOs e Android!

Hotel Chalé Nosso Sítio

Hotel Chalé Nosso Sítio

Na entrada de Pacoti você encontra um polo gastronômico e de diversão. No "Nosso Sítio" você tem opções de: trilhas, quadras de vôlei, futebol e Spiriball, passeio a cavalo, bicicleta e charrete, piscina, pescaria, pedalinho e parede de escalada.

Museu do Baturité

Museu do Baturité

Museu que narra a história do Maciço de Baturité. No local, funcionou, por volta de 1870, uma das primeiras estações ferroviárias do Ceará. A visitação é gratuita.

Mosteiro dos Jesuítas

Mosteiro dos Jesuítas

O local foi construído há mais de 90 anos e funcionou como casa apostólica da Companhia de Jesus. Atualmente funciona como hospedaria e casa de retiro.

Parque Rodeio

Parque Rodeio

Um dos principais restaurantes de Baturité. Se destaca pela infraestrutura, variedade no cardápio, amplo espaço infantil, música ao vivo, estacionamento, carta de vinhos e mais.

Parque Handara

Parque Handara

Localizado em Guaramiranga, dispõe de atividades como: tirolesa, ponte de 3 cordas, aero jump, futebol de sabão, pedalinhos, bola aquática e mais. Oferece almoço self-service e degustação de rapadura e café produzidos no local.

Galeria

Vídeos

Pousada dos Capuchinhos

Artesanato no Maciço

Museu de Baturité

Pontos Turísticos