APENAS PARA OS FORTES

O predominante clima de pré-temporada formado por estaduais e amistosos bastou. Agora é para valer. A partir deste sábado, 13, começa a Copa do Nordeste. Competição mais relevante do País neste primeiro semestre, a disputa promete aos participantes - além de muita emoção ao longo das partidas - boas premiações financeiras e a possibilidade de amadurecer o time para a temporada.

Não à toa apelidado de "Lampions League", o Nordestão tem apresentado grandes públicos - mais de 63 mil pagantes estiveram na final de 2015, Ceará x Bahia, no Castelão. Um sucesso credenciado pelo caráter competitivo dos confrontos, que a cada ano mostram que no futebol nordestino quem apresenta muitas fraquezas durante os 90 minutos realmente não tem vez. Neste guia, O POVO apresenta os 20 times da disputa, que tentarão ampliar em 2016 a tradição de grandes jogos no certame.

Se Ceará e Fortaleza sobram no Campeonato Cearense, suas estreias no Regional durante este final de semana serão para dividir águas: pela primeira vez no ano os elencos de Vovô e Leão serão testados em nível maior de dificuldade. A disputa do Nordestão é cruel e não permite muitos vacilos. Os cearenses terão de mostrar organização e sangue no olho para não escorregar diante de adversários de peso. Atual campeão, o Alvinegro defenderá o bicampeonato. E também a chance de somar mais verbas aos cofres. O torneio dá ao campeão R$ 2,38 milhões em cotas de participação.

 

Que time cearense terá melhor desempenho na Copa do Nordeste?

Participe da enquete

Que time cearense terá melhor desempenho na Copa do Nordeste?

Resultado parcial Votar

Que time cearense terá melhor desempenho na Copa do Nordeste?

Votar

BATE-PAPO COM O LEITOR

Renovada a partir de 2013, a Copa do Nordeste se tornou destaque entre as competições brasileiras disputadas no primeiro semestre, tanto pela média de público, sempre maior do que a grande maioria dos estaduais, como pela emoção das partidas. Neste guia, a editora Ana Flávia Gomes e os repórteres André Victor Rodrigues e Bruno Balacó se debruçam na preparação dos 20 clubes, com especial destaque para o atual campeão Ceará e para o Fortaleza, os representantes cearenses. Há também uma produção exclusiva multimídia disponível no portal esportes.opovo.com.br. Um material essencial para quem gosta de futebol. Boa leitura!

Fernando Graziani
Editor-chefe do Núcleo de Esportes do Grupo de
Comunicação O POVO

Teste seus conhecimentos!

1. Quais times fizeram a chamada "final do interior" da Copa do Nordeste em 2013?

Para os times cearenses, o ano começa com a Copa do Nordeste

Pela realidade das possibilidades de títulos de Fortaleza e Ceará, é impossível descartar a importância do Campeonato Cearense. Por mais que a competição esteja sendo disputada com um nível técnico pavoroso, a tabela seja toda bagunçada, os estádios estejam com público mínimo, o título é valorizado por todos que fazem o futebol cearense.

Mas hoje e por causa da evolução da competição, premiações, organização, média de público e alcance nacional, o título da Copa do Nordeste é bem mais relevante do que o estadual. Desde 2013 o torneio entrou de vez no calendário do torcedor com grande relevância.

Não por acaso, os técnicos Lisca e Flávio Araújo, respectivamente de Ceará e Fortaleza, desde o ano passado disseram abertamente que a preparação das equipes visa a Copa do Nordeste. Ambos estão conectados com a realidade e, respaldados pelas diretorias, estão conduzindo os trabalhos de forma serena no estadual, de um jeito que estão livres de quaisquer polêmicas.

O 2016 da dupla, por enquanto, é uma pré-temporada com partidas oficiais, mas em breve não será assim. O ano está perto de começar com a Copa do Nordeste.

Fernando Graziani
Editor-chefe do Núcleo de Esportes do Grupo de
Comunicação O POVO

Vídeos

Bruno Formiga

Daniel Figueiredo

Moacyr Dreyer

Renílson Sousa

Jorge Iggor

A preparação do Ceará

Vindo da base, Caio César é um dos recursos do ataque do Ceará

Foto: FOTO: FABIO LIMA / O POVO

No dia 29 de março de 2015, a torcida alvinegra foi ao céu e voltou num Castelão lotado. Diante de 63.903 presentes nas arquibancadas, o Ceará venceu o Bahia e conquistou o inédito título da Copa do Nordeste. Sagrou-se a maior conquista do clube desde o Torneio Norte-Nordeste, em 1969. Em seguida veio o restante da temporada, que não seguiu o ritmo de glórias para o Vovô: vice no Estadual e dramática luta contra o rebaixamento na Série B. Mas tudo foi superado e um renovado Alvinegro busca voltar a brilhar. E entra nesta edição do Regional com sede de repetir o grito de “é campeão”. Sob o comando de Lisca “Doido”, o time perseguirá em 2016 o bicampeonato do Nordestão. O primeiro passo rumo a um ano de mais sorrisos e menos tensões para a equipe de Porangabuçu.

O elenco capitaneado pelos destacados Magno Alves, Marinho e Uillian Correia se desfez após a taça do ano passado. Mas o Alvinegro promete um time titular competitivo à altura, confiando no tino goleador de Bill, a entrega de Siloé e jovens talentos como Caio César (jogador da base e destaque na Copa do Nordeste Sub-20), Richardson e Jhonnatan.

Para o clube, a Copa do Nordeste é a competição mais difícil no primeiro semestre. E o equilíbrio entre seus participantes, além de render partidas emocionantes aos fãs de futebol, rende ao time a experiência necessária para entrosar e dar liga para as outras competições a serem disputadas.
"A Copa do Nordeste é sempre muito difícil. Isso nos dá muita motivação. Pegamos uma chave muito equilibrada. O Sampaio Corrêa já é um clássico. O Flamengo é uma equipe de tradição no Piauí, sempre muito difícil jogar por lá. O Vitória da Conquista é um clube de menor expressão, mas que conquistou a vaga e vem com tudo para o Nordestão. Tem que caprichar muito para ir bem na disputa", avalia o técnico Lisca.

Cabeça de chave no Grupo E, o Ceará estreia diante do Vitória da Conquista, neste domingo, 14, às 16 horas (horário de Fortaleza), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus-BA.

A preparação do Fortaleza

Escalado sem regularidade em 2015, Dudu Cearense é destaque como titular do Fortaleza este ano

Foto: FOTO: RODRIGO CARVALHO/O POVO

Ao contrário de muitos de seus concorrentes, o Fortaleza entra na Copa do Nordeste com um time-base bem definido. Com uma pré-temporada bem produtiva de 40 dias, marcada pela disputa de três jogos antes mesmo do início do Estadual, o Tricolor estreou de fato em 2016 com um time encorpado e com ritmo de jogo um pouco além da média para o início de temporada. Com a chegada do técnico Flávio Araújo, o Leão mudou não só de esquema tático como de perfil de faixa etária na formação titular, mesclando juventude e experiência na montagem do time.     

O lado jovial está concentrado no setor defensivo, com nomes como o zagueiro Max Oliveira e a dupla Jean Mota e Felipe, meio-campistas que foram improvisados nas laterais e deram a resposta que o treinador esperava. O trio tem menos de 23 anos. No meio e no ataque, atletas da ala dos veteranos, com mais de 28 anos: Corrêa, Dudu Cearense, Éverton, Elias, Daniel Sobralense e Anselmo, este último cara nova que chegou com a missão de espantar a zica de falta de gol dos atacantes que passaram pelo Pici no ano passado.

A primeira impressão foi bastante positiva, com Anselmo marcando gols nos primeiros jogos do Estadual e se credenciando ao posto de Camisa 9 que o torcedor tricolor tanto aguardava. Mas ele sabe que não terá vida fácil, pois a briga por uma vaga no ataque também será cobiçada por jogadores como Eduardo, Hudson e Núbio Flávio, que chegaram nesta temporada.

Colocando o Nordestão como uma de suas grandes prioridades para o primeiro semestre, o Fortaleza sonha fazer este ano a melhor campanha de sua história (o time chegou a ser semifinalista do torneio em 2013) e, com isso, ganhar embalo necessário para a maior cobiça para 2016: o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Títulos

Maior campeão da Copa do Nordeste, o Vitória está ausente desta edição. Confira todos os vencedores

Jogo duro pelo topo

Com Ceará cabeça de chave, Grupo E conta com forte Sampaio Corrêa, organizado Flamengo-PI e esforçado Vitória da Conquista

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Desta vez não será o tradicional Vitória que tentará complicar a vida do Ceará na Copa do Nordeste. O rubro-negro baiano ficará de fora do certame pela primeira vez. Quem vem pela frente para o Vovô é o Vitória da Conquista no Grupo E. Vice-campeão baiano em 2015, o Bode ainda conta com o comando do técnico Evandro Guimarães para tentar a sorte dentro de um grupo com clubes mais experientes. A equipe alviverde tem no elenco figuras conhecidas pelo torcedor cearense, como o atacante Tatu, ex-Fortaleza, e o lateral esquerdo Thiaguinho, ex-Guarany de Sobral.


FLAMENGO - PI
O Flamengo-PI passou perto da taça do Piauiense em 2015. Mas, se o título não veio, pelo menos o grande consolo foi a vaga garantida na Copa do Nordeste deste ano. Para o sucesso em 2016, o torcedor do rubro-negro confia nas mudanças na direção administrativa do clube e no trabalho do técnico Athirson, ex-lateral esquerdo do Flamengo (do Rio de Janeiro). No elenco, a Raposa tem a experiência do goleiro Paulo Sérgio, de 35 anos, e o rodado atacante Marcelo Macedo, ex-CRB.  

SAMPAIO CORRÊA - MA
O técnico Lisca definiu como “clássico” o confronto com o Sampaio Corrêa. E não é para menos, se forem levados em consideração os últimos encontros entre Ceará e Bolívia Querida. Nos últimos quatro jogos, foram duas vitórias maranhenses e dois empates. No ano passado, o vice-campeão do Maranhense chegou próximo de alcançar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, com boa campanha na Segundona. O  Sampaio conta com antigos rivais alvinegros no grupo: os ex-Fortaleza Marcelo Chamusca (técnico), Genilson (zagueiro) e Auremir (volante).  

BLOGUEIROS O POVO
A manutenção de Lisca no comando da equipe e a contratação de jogadores experientes é a comprovação de que mais uma vez o Vozão entrará forte na competição e brigará pelo título.O retrospecto positivo na competição só reforça a expectativa de que o título é possível.

Weiber Castro
Titular do Blog do Vozão do O POVO Online

COPA DO NORDESTE - GRUPO A

ABC - RN

O ano do ABC de Natal começa com uma ressaca a ser superada. No final de 2015, a equipe alvinegra não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Mas, vida que segue. Reformulado para os planos de acesso à Série B em 2016, o atual vice-campeão potiguar projeta boa campanha na Copa do Nordeste para colocar uma equipe competitiva nos eixos. No atual time, o Alvinegro tem o técnico Narciso - ex-volante do Santos - à frente do grupo e o experiente Lúcio Flávio no ataque.  


CAMPINENSE-PB

Campeão da Copa do Nordeste em 2013, o Campinense não apresentou muita regularidade no Regional. Depois de levantar a taça, ficou fora da competição em 2014, voltando para a edição 2015. Neste ano, garantiu sua vaga pelo segundo ano consecutivo. E espera voltar a dar alegria  ao seu torcedor com nova campanha vistosa pelo Nordestão.  Atual campeão do Paraibano, o time conta com o seguimento do trabalho do técnico Francisco Diá, ex-Icasa, além do meia-atacante Roger Gaúcho, ex-Ceará.

IMPERATRIZ - MA
No Grupo A, o Imperatriz terá um trabalho de sobrevivência diante de equipes mais credenciadas para seguir adiante na disputa. E não será fácil, visto o tumultuado início de ano vivido pelo clube maranhense. Campeão do estadual no ano passado, o Cavalo de Aço teve começo de temporada ruim e já trocou de técnico em fevereiro: saiu Marcelo Salles para Pedro Rocha assumir. Para tentar surpreender, o clube tem no ataque  a dupla Cris e Rubens, os artilheiros do Imperatriz em 2015.  

SALGUEIRO - PE
Vice-campeão pernambucano, o Salgueiro manteve boa base do ano passado (20 jogadores) e o seu treinador Sérgio China à frente da equipe. Com pretensões de acesso na Série C deste ano, o Carcará entra na Copa do Nordeste buscando impor experiência e pulso firme para avançar às fases finais. Cumprindo este perfil, os destaques da equipe são o atacante Anderson Lessa - artilheiro em 2015 - e o goleiro Luciano, que inicia a sua 11ª temporada no clube. Entre os reforços, está o lateral esquerdo Marlon, ex-Santa Cruz.

COPA DO NORDESTE - GRUPO B

AMÉRICA - RN
Cabeça de chave do grupo, o América de Natal apostou em um time experiente para tentar confirmar o seu favoritismo e passar de fase pela terceira edição seguida. O time do técnico Aluísio Moraes conta em seu elenco com nomes rodados no futebol, como o meia Cascata, o volante Júlio Terceiro, o atacante Thiago Potiguar e o goleiro Pantera. Entre as caras novas do Mecão,está o lateral direito Alan Silva, ex-Ceará e ex-Icasa. A força do time jogando na Arena das Dunas é outro trunfo para o clube se dar bem no Regional.

CORURIPE - AL
Força emergente no futebol alagoano, o Coruripe disputa a Copa do Nordeste sonhando alto. O técnico Leandro Campos declarou que o clube vai fazer de tudo para brigar pelo título Regional. O otimismo do treinador é justificado pela manutenção dos principais jogadores da equipe na última temporada, como o meia João Paulo e o zagueiro Willames José. Além disso, a diretoria do Hulk também fortaleceu o time com reforços em setores pontuais. Destaque para a chegada do meia Giovani, ex-CRB.  

CRB - ALAGOAS
Sob o comando de Mazola Júnior, o CRB montou um time competitivo para ir longe na Copa do Nordeste. Na montagem do elenco, a diretoria manteve a base da defesa que disputou a Série B do Brasileiro, mas também reforçou o setor, trazendo jogadores como o lateral direito Jonathan Bocão. Para compor o meio-campo, o clube acertou com o meia Dakson, ex-Vasco. No ataque, a principal aposta é Lúcio Maranhão, que já fez sucesso no futebol alagoano, mas falhou na passagem pelo Fortaleza, em 2015.

ESTANCIANO - SE
Um dos quatro estreantes da edição 2016 da Copa do Nordeste, o Estanciano Esporte Clube aparece como grande zebra do grupo B. O Canarinho, apelido da equipe, é dirigido Iedo Morgado e iniciou a temporada renovando em 80% o time que fez boa campanha na Série D do Brasileiro de 2015, terminando na 10ª colocação. Da base titular, ficaram nomes como Daniel, Cosme e Marcos Mendes. Mas o clube da cidade de Estância se reforçou, trazendo, entre outros nomes, o atacante Elias Papeta.

COPA DO NORDESTE - GRUPO C

BAHIA
O Bahia não foi páreo para o Ceará nas duas finais e acabou como vice no Nordestão de 2015. Apenas o bicampeonato baiano foi consolo a ser comemorado pelo Tricolor no ano, que também marcou outro “quase” pelo não acesso do clube à Série A do Campeonato Brasileiro. O 2016 desperta a expectativa de mais conquistas para o torcedor que carrega o “BBMP” no peito. E, de olho na taça do Regional, o time treinado pelo técnico Doriva tem reforço goleador na linha de frente: Hernane, o Brocador.  

CONFIANÇA - SE
O Confiança chega nesta Copa do Nordeste alimentado pelo sentimento que guarda no nome. Confiante pela boa temporada realizada em 2015, quando foi bicampeão no Campeonato Sergipano e chegou ao mata-mata da Série C. Neste ano, o Dragão almeja, além do acesso à Segundona, um desempenho satisfatório na Copa do Nordeste num grupo de peso com Santa Cruz e Bahia. Na tentativa de surpreender as forças mais tradicionais, o time arma-se com o talento de Wallace Pernambucano e o comando técnico de Betinho.

SANTA CRUZ -PE
Poucas histórias tiveram um roteiro tão bonito quanto o do Santinha nos últimos anos.  Abraçado pelo torcedor coral, que não deixou de lotar o Arruda, o clube subiu da Série D (2011) até a Série A (2015) numa ascensão de força e garra contra adversidades. Neste ano, espera condecorar as últimas temporadas de luta com o título da Copa do Nordeste. O técnico Marcelo Martelotte estará à frente do atual campeão pernambucano nesta nova aventura. Em campo,  a equipe segue com seu nome de peso: o atacante Grafite.

JUAZEIRENSE-BA
Uma grande surpresa estadual quer atingir destaque regional. Esse é o Juazeirense, 3º lugar no Campeonato Baiano de 2015, que quer desta vez surpreender seus adversários na Copa do Nordeste. Modesto e sem grandes referências em campo, o Cancão de Fogo treinado pelo técnico Sérgio Araújo é um azarão que pensa alto. Com o objetivo de dar experiência ao setor ofensivo, o time contratou o atacante Nino Guerreiro, de 32 anos,  rodado em equipes como CRB, Confiança e Cuiabá. No total, o seu elenco enxuto conta com 25 jogadores.

 

Cenário desafiador

Fortaleza caiu naquele que é considerado por muitos a chave mais equilibrada da Copa do Nordeste 2016, com Sport, River e Botafogo-PB

SPORT - PE
Favorito do grupo D, o Sport é também um dos grandes candidatos ao título da Copa do Nordeste. Depois de vencer a competição em 2014, o time agora comandado por Falcão chega para 2016 mais internacional do que nunca. Entre as novidades para a temporada, destaque para o chileno Mark González e os colombianos Reinaldo Lenis e Henríquez, além do atacante brasileiro Túlio de Melo. Por outro lado, o Leão da Ilha teve baixas consideráveis, como as saídas de Diego Souza, Marlone e André, destaques do time na Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado.

RIVER - PI
Após um 2015 quase perfeito, com as conquistas do Bi estadual e do acesso para a Série C do Brasileiro, o River começou o ano renovando o comando técnico, com a chegada de Zé Teodoro, e a montagem de novo ataque. Para repor a perda de jogadores como Eduardo (que foi para o Fortaleza), a diretoria contratou quatro nomes para a linha de frente: Diego Lira, Daniel Piauí, João Paulo e Vanderlei. No meio-campo, o time segue com os destaques do ano passado, Rogério e Esquerdinha.

BOTAFOGO - PB
Esqueça o Botafogo-PB de 2015. Para este ano, o clube sofreu uma reformulação quase que completa. A diretoria do Belo montou uma nova equipe, efetuando 22 contratações (equivalente a dois times completos). Entre as caras novas, destaque para o meia Lucas Patinho, de 23 anos, ex-Fluminense, e o atacante Pingo, ex-Ceará e ex-ABC. Outra novidade é o retorno do atacante Warley, que parte para o último ano de sua carreira. O técnico Itamar Schülle também conta com figuras carimbadas do time, como o goleiro Michel Alevs, o lateral Zeca e o atacante Jó Boy.   

BLOGUEIROS O POVO
O título do nosso rival tem seu lado positivo, fez bem ao futebol cearense e nos faz parar de pensar pequeno. Entraremos para ganhar. Por que não?
Confiamos na força do nosso time, que lutará para a permanência da taça em nossa cidade, porém em outro bairro.

Elenilson Dantas
Titular do Blog do Leão do O POVO Online

Palpites

Os jornalistas do O POVO revelam seus palpites sobre a Copa do Nordeste.

Galeria em destaque

Veja no O Povo Digital

Acesse a versão digital do O POVO - Guia da Copa do Nordeste 2016