Logo O POVO Online Logo O POVO Online
Especiais O POVO

Troféu Empreender 2020

Reconhecer talentos é a nossa missão

por FDR e O POVO em 24 de novembro de 2020
EDITORIAL

Troféu empreender

O Troféu Empreender, realização da Fundação Demócrito Rocha e promoção do Grupo de Comunicação O POVO, reconhece empreendedores enquadrados na Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa e Leis Complementares, que tenham se destacado por sua atuação mercadológica, gestão sustentável, inovação, competitividade e relacionamento institucional, e ainda, gestores públicos ou privados cuja atividade tenha sido importante para o desenvolvimento dessa economia.

Já na sétima edição, o Troféu Empreender tem como propósito e inspiração incentivar o empreendedorismo e a formalização dos pequenos negócios, premiando aquelas que se destacam em gestão, inovação e competitividade mercadológica.

METODOLOGIA EDIÇÃO 2020


A pandemia de coronavírus, com graves consequências no Brasil e números assustadores no estado do Ceará, foi muito além dos seus efeitos epidêmicos. Trouxe também impacto sobre a economia atingindo em cheio os micro e pequenos negócios. Com inovação e soluções operacionais de produção e logística, quase dois terços delas souberam superar a escassez de crédito, de capital e o lockdown na tormentosa travessia. Um terço fechou, media observada em vários países.

Foi gratificante observar a inventividade do cearense e sua capacidade de superação diante do grave desafio. Como descreve o aforisma, milhares de pequenos negócios e micro empreendedores individuais conterrâneos passaram "de usuários a vendedores de lenços".

Aqueles que tiveram atuação inspiradora, inovadora e comprometida com atividades de responsabilidade social, em meio à crise mais grave da COVID 19, serão os indicados ao Troféu Empreender 2020.

Temos ainda nessa edição o Prêmio "Empreendedorismo Inovador", conferido a um dos vencedores do Troféu, apoiado pelo Crediamigo do Banco do Nordeste

DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS 


Os vencedores serão anunciados pelas instituições apoiadoras do evento, além de representantes da Fundação Demócrito Rocha e do Grupo de Comunicação O POVO em cerimônia virtual, respeitando os protocolos de segurança instituídos pelo Governo do Estado para conter o avanço do COVID-19.



Data da Entrega Virtual

15 e 16 de dezembro, em duas Lives com duração de 60 minutos cada, transmitidas nas páginas da Fundação Demócrito Rocha e do O POVO no Facebook e Youtube.

 

Categoria Startup – Vida BR, de Rafael Studart de Oliveira

Por

A Vida BR nasceu de uma campanha voltada para ajudar os sertanejos que sofrem com a seca no interior do Ceará. O ano era 2012, quando moradores de Milhã, há 300 km de Fortaleza, enfrentavam os agravos da maior seca dos últimos 50 anos.

Uma campanha se levantou no Facebook e conseguiu arrecadar três toneladas de alimentos e 16 mil litros de água, que foram destinamos ao município. Daí até a criação da startup Vida BR muita coisa aconteceu.

A iniciativa piloto foi do publicitário Rafael Studart, que para a ação criou uma camiseta temática que chamava atenção para o problema, dando início a campanha Vida na Seca, que ganhou repercussão nacional. Hoje, a empresa se desenvolveu e trabalha com vestuário sustentável criativo. A Startup foi indicada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Categoria Microempreendedor Indiviual - Escola de Barbeiros, de Francisco das Chagas Bezerra Pinto

Por

A empresa foi destaque em um ramo que há anos vem experimentando forte ascendência. O setor das barbearias fez a cabeça de muita gente em 2020, ou melhor, fez barba, cabelo e bigode. E, no caso do agraciado pelo Troféu Empreender, impactou a vida de muitos jovens lá no bairro Passaré com sua Escola de Barbeiros SDM.

Idealizada por Francisco das Chagas Pinto, que atua no segmento há 14 anos, a escola ensina jovens a aprender o ofício, além de oferecer cortes gratuitos para a população socialmente vulnerável. A Escola de Barbeiros foi indicada pela Federação das Associações de Microempresas e empresas de pequeno porte (Femicro/Ce)

Categoria Microempresa – Bioclone, de Roberto Caracas de Araújo Lima

Por

A Bioclone está há mais de 12 anos no mercado e atua na cadeia do agronegócio, com processo produtivo atrelado ao desenvolvimento de produtos e técnicas biotecnológicas. É a primeira biofábrica privada do Nordeste e nasceu dentro do projeto incubação Proeta, da Embrapa, em sociedade com a empresa Top Plant, com a parceria da incubadora de empresas do Instituto Centec, pelo qual foi indicada ao Troféu Empreender.

Homenagem Troféu Empreender: Elias Leite, Presidente Unimed Fortaleza

Por

A indicação para o homenageado do ano pelo Troféu Empreender vem por sua forte atuação e gestão em meio à crise do novo coronavírus, assegurando informação e orientação constante durante todo o período mais crítico da pandemia, tanto na tentativa de barrar a propagação do vírus como também trazendo orientações à população sobre a gravidade do problema.

Com lives diárias, curtas, diretas e palavras finais otimistas, o presidente da Unimed Fortaleza se revelou um excelente comunicador. Com experiência como coach e ótima oratória, as falas de Elias Leite geraram engajamento bastante favoráveis à operadora de planos de saúde. Os balanços de casos, com números de ocupações de enfermarias e UTIs, serviram de baliza até para o setor público, que usou os dados da Unimed como parâmetro de comparação com os dados levantados pelo serviço público de saúde.

Sua atuação mereceu o reconhecimento da sociedade brasileira. O empreendedor do ano do Troféu Empreender, é Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza.

Categoria Microempreendedor Indiviual - Social Brasilis, de Emanuelly Oliveira

Por

Foi durante as aulas de português da professora Manu, que ela percebeu que poderia elevar o interesse tecnológico de seus alunos da turma de Educação de Jovens e Adultos para outro patamar: foi assim que ela deu início a um negócio social cearense, que desenvolve programas educacionais gamificados.

O Social Brasilis impactou mais de 6 mil pessoas e já ganhou dois prêmios nacionais e regionais por eficiência e impacto social. A empresa foi indicada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Prêmio Especial Empreendedorismo Inovador – WCell Fortaleza, de Werbeson Feitosa Bezerra

Por

A Wcell Fortaleza recebe o Prêmio Especial Empreendedorismo Inovador, conferido pelo programa Crediamigo do Banco do Nordeste. Werbson Feitosa começou seu pequeno negócio por que acreditava que empreendendo teria mais autonomia financeira.

Vendo que o ramo de capinhas para celulares poderia ser promissor, resolveu investir no segmento de peças e acessórios para aparelhos eletrônicos de uso doméstico, segmento, aliás, que teve um boom expressivo durante a pandemia.

Categoria Pequena Empresa – Cambi, de José Antunes da Fonseca Mota

Por

A pequena empresa nasceu da ideia de seu fundador, José Antunes da Fonseca Mota, em melhorar o produto artesanal que já era produzido na fazenda. Assim surgia a Cambi, concebida com o intuito de agradar ao exigente mercado consumidor do Ceará.

Cambi significa leite na língua Tupy Guarani e hoje a empresa produz mais de 12 mil litros de leite diariamente, da captação ao beneficiamento, atendendo todo o território nacional.

Categoria Microempreendedor Individual – Eu sou seu estilo de vestir, de Francisca Selma Gomes de Souza Sá

Por

A história da marca 'Eu sou seu estilo de vestir' começa com um nome: Francisca Selma Gomes de Souza Sá. Tudo começou com o sonho de Selma em vir morar na capital. Mas até ser hoje a dona de sua própria empresa, Selma traçou uma longa trajetória, mas sem esquecer do outro sonho que ela tinha: ser empreendedora. E é mais esta história inspiradora!

Categoria Microempresa – Fábrica Arte Massas, de Luiz Germano de Alencar

Por

Vendendo de porta em porta. Foi assim que o padeiro Luis Germano de Alencar deu o ponta pé inicial ao que se transformaria na Fábrica Arte Massas, que hoje virou ainda uma delicatessen e faz o maior sucesso lá no Cedro.

A empresa segue conceitos modernos do mercado da panificação. Sempre preocupado com a qualidade de seus produtos, seu Luiz segue a risca a tradição de produzir pães artesanais. A panificadora Arte Massa, foi indicada ao Troféu Empreender pelo Sebrae por ser uma empresa que busca ser referência na região em que está localizada, sempre buscando diferenciação em relação a estratégias, market share, em agregar valor ao produto e qualidade produtiva.

 

 

Categoria Microempresa – Alumiar Design de Luminárias, de Armênia Rocha

Por

Da fibra do coqueiro surgiu a ideia de aliar peças decorativas com a matéria-prima. Com seu conhecimento prévio na área do artesanato e a expertisse adquirida na faculdade de estilismo, a empreendedora fez render bons frutos dessa união entre fibra do coqueiro, estruturas metálicas, inovação e criatividade, assim surgiu a Alumiar Design, que trabalha luminárias decorativas com estruturas metálicas e fibras vegetais.

Patrocínio

Apoio

Realização