Logo O POVO Online Logo O POVO Online
Especiais O POVO

Troféu Empreender 2021

Reconhecer talentos é a nossa missão

por O POVO em dezembro de 2021
EDITORIAL

Troféu Empreender

O Troféu Empreender, realização do Grupo de Comunicação O POVO, reconhece empreendedores enquadrados na Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa e Leis Complementares, que tenham se destacado por sua atuação mercadológica, gestão sustentável, inovação, competitividade e relacionamento institucional, e ainda, gestores públicos ou privados cuja atividade tenha sido importante para o desenvolvimento dessa economia.

Já na oitava edição, o Troféu Empreender tem como propósito e inspiração incentivar o empreendedorismo e a formalização dos pequenos negócios, premiando aquelas que se destacam em gestão, inovação e competitividade mercadológica.

PREMIADOS 2021

Por

Confira os agraciados com o Troféu Empreender 2021:

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

- Lia Batista

Lia Batista é artista plástica autodidata e desde a década de 80 desenvolve trabalhos com materiais recicláveis. Pautada nessa ideia fundou seu ateliê Eco Arte, onde desenvolve projetos de arte-reciclagem, pintura coletiva em tela, a fim de estimular o empreendedorismo sustentável com donas de casa, no bairro Serrinha. Tudo isso com o nobre objetivo de transformar resíduos sólidos em arte e criação de utilitários, gerando renda e suscitando uma nova concepção socioambiental.

- Maria do Socorro Barros Silveira

A Ecoss Design surgiu da vontade de Maria do Socorro Barros Silveira de fazer algo pelo meio ambiente e pelas gerações futuras através do seu trabalho. Transformar é o codinome da marca, que ressignifica resíduos e revela todo o potencial da empreendedora que enxerga beleza na matéria-prima bruta e imprime significados diversos. Dessa mistura surgem cadeiras, telas, objetos de decoração que vão redesenhar novos ambientes. 

MICROEMPRESA

- Hotel Pedra dos Ventos

Essa é a história de seu Antônio Carlos Souza de Almeida. Em 2005, seu Antônio Carlos decidiu abraçar o desafio de construir um grande hotel em uma serra de pedra de 600 metros de altitude. Na época, o lugar não tinha nada: nem acesso, nem água e nem energia. Mas esse sonho não surgiu do nada, nasceu primeiro na cabeça de seu Antônio, que durante anos maturou a ideia de ter um hotel. Até que durante um voo livre em Quixadá ele avistou uma região e pensou: "se esse pedaço de chão ermo ficar disponível, eu farei meu hotel aqui". Pois o plano não ficou só no papel, ele foi lá e fez: nascia assim o Hotel Fazenda Pedra dos Ventos. 

- Portfólio Consultoria

A história do Grupo Portfólio começa com um nome: Cássio Germano Gurgel Soares. Um professor que decidiu evoluir as estruturas organizacionais do mercado cearense fundando, em 2008, a Portfólio Consultoria. A empresa, genuinamente cearense criou um programa completo de desenvolvimento organizacional nas dimensões estratégica, táctica e operacional. 

- Balneário e Pousada Lagoa Mar

O Balneário Lagoa Bar, localizado no distrito Gado dos Rodrigues, era um sonho de seu Antônio Alves Bandeira, que infelizmente veio a falecer antes de ver sua ideia construída. Mas nem por isso seu sonho deixou de existir, porque os filhos não só ampliaram a ideia inicial desse sonho como também o tornaram realidade. Os empreendedores não só tiraram a ideia do papel, como também tornaram este negócio familiar num sucesso.

PEQUENA EMPRESA

- EDN Pré-Fabricados de Concreto

O CNPJ foi aberto em 2014, porém o sonho de Élder Jenklins Rabelo Silva de ter um espaço físico começou a ser construído, tijolo por tijolo, somente em 2016. Um ano depois, deu início as suas atividades em Morada Nova, batizando seu negócio de EDN Pré-fabricados em Concreto.

- Fábrica de Redes Isaac

Se tem uma coisa que é a cara do cearense, é uma boa redinha. E uma das empresas indicadas ao Troféu Empreender tem tudo a ver com esse nosso bom gosto na hora do descanso. Fundada em 1985, a Fábrica de Redes Isaac nasceu tímida, mas logo se mostrou a que veio conquistando um número cada vez maior de clientes pela excelência e qualidade de seus produtos, e desde 1989 exporta para vários países.

- Empório Brownie

O Empório Brownie é uma empresa bem conhecida dos cearenses e surgiu a partir de uma receita de brownie elaborada pela mãe da Mila Ary Barroso Beco. A pequena empresa iniciou em 2006, conquistando primeiro o paladar da família e dos amigos. Em 2008, nascia sua primeira loja física com a receita que viria se tornar famosa: brownie com gelato e calda de chocolate. Hoje, a história da família Empório Brownie cresceu e já conta com 11 lojas em Fortaleza e outras três em São Paulo.

 

- Óticas Boris 

Quem nunca ouviu o slogan "especialista em óculos de grau"? A marca Óticas Boris foi fundada em 1973 por José Boris Ayrton Ponte, que foi de vendedor de calçada a dono de uma das maiores lojas de óculos cearenses.

EMPREENDEDORA DO ANO

- Ethel Whitehurst

Por trás da marca Yamor da Ethel tem um nome forte do empreendedorismo cearense: Ethel Whitehurst, designer, consultora e empreendedora social, que através da habilidade de suas mãos e de seu sucesso deu espaço e voz para todo um segmento de artesãos e artesãs cearenses. Por todo seu trabalho desenvolvido ao longo de décadas, foi agraciada com o Troféu Empreender 2021 na categoria Empreendedora do Ano.

 

HOMENAGEM ESPECIAL

- Associação dos Artesãos de Carqueijo

- Associação dos Artesãos e Empreendedores

- Francisco Gonçalves Martins

Troféu Empreender tem como propósito e inspiração incentivar o empreendedorismo e a formalização dos pequenos negócios

PREMIAÇÃO

Por O POVO

Os vencedores foram anunciados pelas instituições apoiadoras do evento, além de representantes do Grupo de Comunicação O POVO, em uma cerimônia virtual. O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de dezembro de 2021, às 19h, em duas lives com duração de 60 minutos cada, transmitidas nas páginas do O POVO no Facebook e YouTube. Confira:

Patrocínio

Apoio

Realização