Atrações da zona sul de Fortaleza

Exposição de arte, comer com requinte e até esportes aquáticos são programas disponíveis para moradores da região dos bairros Edson Queiroz, Parque Manibura e adjacências

Por Paulo Emanuel Lopes (Textos) Por Camila de Almeida (Fotos)

Constantes exposições de arte, opções para comer com requinte e até a prática de esportes aquáticos são programas disponíveis para moradores e visitantes da "zona sul" de Fortaleza. A área, que segue em expansão, destaca-se pelos restaurantes e barzinhos que vêm surgindo nos últimos anos.

Entre paisagens exuberantes, aperitivos e até exposição artística, confira o que compilamos no último tour da série Revistas pela Cidade. Programas para uma tarde ou começo de noite na região, contemplando os bairros Edson Queiroz, Parque Manibura e adjacências.

 

Da Terra Brasilis à Aldeia Global

Para um comecinho de tarde, a dica é visitar a mostra "Da Terra Brasilis à Aldeia Global", em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor) até o dia 24 de março de 2019. Abrigada em um entorno arborizado, com apoio de um café aberto ao público, a exposição divide-se em cinco salas que, cronologicamente, contam a história do Brasil. É possível conferir exemplares muito raros a exemplo do "As Grandes Viagens", de 1592, um dos primeiros livros que contam a história brasileira, então América Portuguesa, ao mundo. Chama a atenção, ainda, em uma das salas principais da exposição, ilustrações de Cândido Portinari de obras de Machado de Assis, José Lins do Rêgo, entre outros.

Para João Pedro Huppef, estudante de psicologia e um dos mediadores da exposição, "obras muito raras estão aqui disponíveis, livros antigos, artistas que são referência. É um conjunto que não se vê em qualquer lugar do País. É inestimável que um acervo desse porte esteja disponível para o público cearense", reflete. Todas as 280 obras em exposição fazem parte do acervo da Fundação Edson Queiroz, que organizou a mostra em comemoração aos 45 anos de sua Universidade. Visitas em grupos são bem-vindas, sendo solicitado um contato inicial para agendamento. A exposição é totalmente gratuita.

Serviço
Onde: avenida Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz (prédio reitoria da Unifor)
Quando: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Mais informações: (85) 3477 3319

Colosso Fortaleza

O sol vai descendo: é hora de sair de um lugar fechado e aproveitar uma brisa fresquinha, à beira de um lago adornado de mata nativa, cenário do Colosso Fortaleza. O espaço oferece, na gastronomia, cozinha internacional e, no esporte, modalidades aquáticas, como wakeboard. O local também é conhecido pelas festas, em especial o "pôr do samba", aos domingos. Às quartas-feiras, o equipamento promove uma noite com pizzas e vinhos com valor promocional.

O Kit, mix de gyn, xarope de gengibre, hortelã e suco de cramberry, é o drinque mais pedido da casa, que não deixa de oferecer a brasileiríssima caipirinha. Liliam Braz, chefe de cozinha do restaurante Zoi, no local, conta que os frutos do mar são o carro-chefe. "Camarão, lula, mas em especial o polvo, seja como entrada ou prato principal, estão entre nossas principais pedidas. Nossas saladas também são muito procuradas."

Serviço
Onde: rua Hermenegildo Sá Cavalcante, S/N - Edson Queiroz
Quando: de quarta a domingo e feriados, das 12h à 0h
Mais informações: (85) 98160 0088 / (85) 98203 2322

Benévolo Café & Gelato

A tarde é momento para procurar um bom café. A Benévolo Café & Gelato oferece uma série de sabores que vai do tradicional Chá gelado com limão ao café servido com "Grão Benévolo Serra Verdadeira". Exclusividade da casa, a bebida é feita com grãos adquiridos de mais de 300 pequenos agricultores da chapada do Baturité. "O café oriundo de Baturité é apenas uma das ações que a Benévolo executa em termos de promover o bem. Na inauguração, toda a renda gerada com a venda de gelatos foi doada ao Incor [Instituto do Coração da Criança e do Adolescente] do Ceará", explica Maria das Graças, à frente dessa unidade da rede Benévolo.

Outras opções gastronômicas são sopas, servidas diariamente a partir das 13 horas, ou waffles. A tapioca crocante de carne de sol e o Crepe de avelã com sabor gelato são as sugestões da casa. Para quem vai acompanhado de crianças, o local oferece parquinho. Aos pets, o lugar conta com uma área especial. A Benévolo Café & Gelato possui estacionamento próprio.

Serviço
Onde: rua Núbia Barrocas, 1300 - Parque Manibura
Quando: diariamente, das 13h às 22h
Mais informações: (85) 3273 1414

Floresta da Pipa

Para casais ou amigos em busca de música boa e ambiente aconchegante, a sugestão é o restaurante Floresta da Pipa. Um dos estabelecimentos mais antigos da região, com mesas reaproveitadas de jangadas oriundas de Jericoacoara, amplo jardim que deu nome ao local, mesas de cipó e até uma "casinha" que abriga uma única mesa para casais que desejam privacidade. "Aqui, nós gostamos de ouvir jazz, bossa nova, MPB", diz Ricardo Camurça, sócio-proprietário.

Às sextas e sábados, entretanto, a música ao vivo invade o ambiente e a hora de fechar transforma-se em "até o último cliente", explica Camurça. É possível escolher entre 11 drinques disponíveis na carta. O restaurante também está aberto a receber eventos. Casamentos e noivados são os mais comuns. No cardápio, a sugestão do local é provar crepes, doces ou salgados.

Serviço
Onde: rua Marvim, 567 - Parque Manibura
Quando: de terça a domingo, a partir das 18h
Mais informações: (85) 3271 1732

Galeria de Fotos

Patrocínio