Logo O POVO Online Logo O POVO Online
Especiais O POVO

RECOMEÇAR

Como dar a volta por cima e recuperar seu negócio

por O POVO em julho de 2020
EDITORIAL

Novos caminhos

Por O POVO

Os desafios de quem precisa empreender diante dos novos panoramas de mercado pós-pandemia

Depois que voltarmos a nossas atividades gradativamente, mesmo após o ir e vir a voltar a normalidade, ainda assim, não recomeçaremos de onde paramos. A pandemia do novo coronavírus não é um botão de pause esperando alguém apertar de volta e retomarmos os negócios, os fluxos, os investimentos do mesmo lugar de ontem.

Há uma lacuna sendo preenchida pela vida, que virá com novos hábitos, novas atividades, novos valores, novos cenários para muitos setores. Superar essa crise que enfrentamos pelo coronavírus e acreditar no novo, para muitos, é voltar ao primeiro degrau na escalada do empreendedorismo. E por onde recomeçar?


Apresentamos um beabá do empreendedor. Tudo o que você precisa aprender para recomeçar sua vida, seu negócio, seus sonhos. Um planejamento que já deve começar agora. Como montar um plano de negócios? Como conseguir crédito? Como precificar seu produto ou serviço? Como negociar com fornecedores? Entre esses assuntos, ainda dicas de controle e planejamento financeiro, e muito mais.


A vida vai em frente. E é hora de RECOMEÇAR.

Baixe E-book grátis

RECOMEÇAR: Pós-pandemia, tendências de mercado e crédito

Apesar de ainda não haver nenhuma certeza sobre o fim da pandemia de Covid-19, o plano de retomada das atividades econômicas no Ceará já está na fase mais avançada, com grande parte da cadeia produtiva retomando o funcionamento presencial. Nos últimos meses, porém, pelo menos 4% dos empreendedores do Ceará precisaram fechar as portas de seus negócios definitivamente em decorrência da Covid-19, e cerca de 34% das empresas interromperam as atividades temporariamente, segundo levantamento do Sebrae Nacional.

A mesma pesquisa mostra que 56% dos empresários conseguiram manter suas empresas funcionando, ainda que com adaptações, mas apenas 3% mantiveram os negócios da mesma maneira. Ao observar esses índices, que ainda devem apresentar mudanças nos próximos meses, é necessário lembrar que 94% das empresas formalizadas no Estado são de pequeno porte, fatia de mercado que pode ter mais dificuldade para se recuperar no pós-pandemia, pela ausência de reservas financeiras.

Para ajudá-los a recuperarem seus negócios e estimular o nascimento de novas empresas, o E-book Recomeçar reuniu dicas sobre o que esperar do pós-pandemia, com projeções de especialistas sobre o mercado, tendências e informações sobre como e onde conseguir crédito. Confira! 

Clique aqui e baixe o E-book

 


É esperado que o comércio como um todo se torne híbrido, com lojas físicas atuando mais como showroom

Marília Marinho

mestre em Administração e coordenadora dos cursos de graduação da Faculdade CDL

Conheça a história de quem se reinventou

Por O POVO

Gente que mudou formatos, reduziu custos e vive uma nova caminhada no negócio

Aqui no Ceará, os micro e pequenos empreendedores tiveram que se renovar e manter a força de vontade para seguir adiante. A expectativa para essa retomada da economia é muito positiva. Acompanhe na reportagem de Germana Pinheiro.

Listen to "No especial ‘Recomeçar’ conheça a história de quem se reinventou, mudou formatos, reduziu custos e vive uma nova caminhada no negócio." on Spreaker.

O POVO Economia | Especial "Recomeçar"

Por O POVO

Programa da Rádio O POVO/CBN especial sobre o que está por vir

Neste especial, a jornalista Neila Fontelene conversa com especialistas e empreendedores sobre processo de retomada da economia no Ceará, os desafios, as expectativas e tudo o que ainda está por vir.

Listen to "O POVO Economia | Especial "Recomeçar" - Primeira edição" on Spreaker.

Os desafios e estratégias para a retomada da economia

Por O POVO

Assista ao vídeo

A jornalista Germana Pinheiro conversa com o economista Ricardo Coimbra e com a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba.

O POVO Economia | Especial "Recomeçar"

Por O POVO

Segunda edição do programa da rádio O POVO/CBN

Na segunda edição do especial “Recomeçar”, a jornalista Neila Fontenele conversa com especialistas e empreendedores sobre processo de retomada da economia no Ceará, os desafios, as expectativas e tudo o que ainda está por vir. Acompanhe:

Listen to "O POVO Economia | Especial "Recomeçar" – Segunda edição" on Spreaker.

Apoio

Tecnologia

  • Gerente Geral

    Filipe Dummar


  • Gerente de conteúdo e comunicação

    Mauro Santos


  • Analista de Comunicação

    Dyego Viana


  • Gerente de Tecnologia

    Maria Fernandes


  • Gerente de Inovação | UX

    Brenda Câmara


  • UI Designer

    Leilson Barbosa


  • Back-end Developer

    Luiz Felipe Morais


  • Front-end

    Geisa Lima