Para experimentar Fortaleza

Sol, praias e muito entretenimento. A Capital cearense atrai e está entre as primeiras escolhas dos turistas. As férias de julho comprovam essa realidade

Por Sara Oliveira

Quando números refletem cenários, vivências e economia. Fortaleza tem 293 anos, 34 quilômetros de litoral e 15 praias. É a cidade mais procurada nacionalmente nessas férias. E está preparada a oferecer o que há de melhor para comer, beber, brincar, se bronzear ou apenas sentar e apreciar a natureza. Só neste mês, o Ceará recebe cerca de 440 mil turistas, 12% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Mas por que a Capital atrai tantos turistas?

 

“Porque as praias são bonitas, o povo é educado e tem a melhor rede hoteleira. É a melhor cidade do Nordeste”, responde a professora Simone Damasceno, turista natural do Pará. Fortaleza é escolha anual das férias da família desde 2002 e os maiores atrativos são os pontos de compra (Mercado Central, feirinha da Beira Mar e Monsenhor Tabosa), os shows de humor e o Beach Park.

 

Destinos com sol e praia são os preferidos por 49% dos entrevistados em pesquisa inédita do Ministério do Turismo deste ano. E o lazer foi o principal motivo para 47,4% dos visitantes estrangeiros que procuram a Capital. Esse destaque é facilitado pela proximidade aérea da Cidade com Europa, África e Estados Unidos. Hoje, são 24 frequências de voos diretos por semana saindo de Fortaleza para oito destinos internacionais.

 

Em solo, o turista encontra em Fortaleza variadas atrações. Do Centro, sai passeio turístico de 40 minutos por 27 km da Cidade. No Centro de Eventos do Ceará, estão 152 mil metros quadrados preparados para receber eventos de diversos tipos e portes. Na Beira Mar, tem feirinha, espigão e passeio de barco. Na Praia de Iracema, sempre programações culturais com pé na areia.

 

“Não existe mais o turista que viaja para fazer foto em monumento. Na internet você tem muita coisa, informações, imagens em 3D. Hoje as pessoas viajam para ter experiências. É o turismo de experiências, que movimenta as pessoas na gastronomia, na cultura”, avalia o titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. Essas mudanças fazem com que Fortaleza aposte na cultura, no humor e no acolhimento.

 

A Cidade passa a olhar para novos projetos. “O projeto Pôr do Sol (concertos instrumentais nos fins de tarde) tem o papel de levar os fortalezenses a assistirem o pôr do sol, postarem em suas redes sociais e levarem essas imagens mundo afora. No enfoque de que uma cidade só é boa para o turista se ela é boa para o morador”, detalha o secretário. Um bom turista sabe o porquê de voltar a um lugar. E essa resposta é dada pela cidade que ele visita e seus moradores.

 

Praia do Futuro: das pessoas e do caranguejo

Tem barraca de todo tipo. Para a família, para paquerar ou só para se deliciar com a gastronomia. O banho de mar quentinho é possível em todas

Por Sara Oliveira

Do litoral fortalezense, a Praia do Futuro ocupa oito quilômetros. Mar nem sempre tranquilo, mas aconchegante, principalmente em dia de piscininha. Tem rede para deitar, comida boa e até toboágua. Areia fofa, clara, dias de festa e outros de descanso. Às quintas-feiras é reduto dos loucos por caranguejo, música ao vivo e brisa do mar noturna. Tem barraca para paquerar, curtir o dia inteiro ou só tomar aquele banho de água doce. Difícil achar outra Praia do Futuro pelo Brasil, motivo pelo qual ela é preferência unânime.

 

Afrânio de Albuquerque Lima, 30, nasceu na beira da praia e decidiu criar um perfil no Instagram para divulgar o local. O @praiadofuturoce exibe as mais variadas imagens de sensações, banho e mar e alegria. “A PF (Praia do Futuro) hoje é a primeira parada para quem chega em Fortaleza a lazer ou a negócios. As barracas de praia super estruturadas é um convite fácil. Os hotéis para receberem empresários a negócios ou famílias para curtirem férias também não deixam a desejar”, afirma.

 

A Praia passou por requalificação nos últimos anos: drenagem, pavimentação rígida, calçadas padronizadas, iluminação embutida, ciclovia, duas Areninhas (campos de futebol), áreas de convivência e quatro bolsões de estacionamento com mil vagas para carros. As intervenções atraíram a construção de dois novos hotéis (Crocobeach e Gran Mareiro), frustrando a tendência de fechamento vista em outros estados do Brasil.

 

O perfil idealizado por Afrânio ainda em 2015 recebe fotos de turistas e de fortalezenses, contribuindo para a divulgação do local, impulsionando o comércio e também fornecendo informação ao turista. Os turistas são super educados e loucos pela PF. Uns fazem contagem regressiva: ‘faltam oito dias pra chegar aí nessa maravilha!’, ‘em breve estaremos de volta!’. Perguntam sempre ‘qual a melhor barraca?’, ‘qual prato vocês indicam?’ (caranguejo, lógico!). Pedem dicas de passeios e o que fazer na noite de Fortaleza. E a gente vai respondendo e dando as melhores dicas para uma melhor estadia por aqui”, resume.

 

Sobre algumas barracas

 

Se a escolha é por uma balada de fim de tarde, a Órbita Blue contempla. Tem DJ, público jovem, drinks, petiscos, terraço e espreguiçadeira perto do mar.

 

Um local que abraça as famílias, com estrutura de piscina e toboágua, é a Itapariká. Caranguejo com leite de coco. Tem ainda pratos com peixe frito e caipirinha.

 

Na América do Sol tem opção de estrutura para quem quer ficar pertinho do mar ou no parque aquático. Calabresa acebolada e carne de sol são destaques, junto com o coquetel de goiaba e de maracujá.

 

Caranguejo também pode ser encontrado na Arpão, especialista também em iscas de peixe.

 

Parte do complexo Vila Galé, mas aberta ao público, a barraca com o mesmo nome oferece uma excelente moqueca de peixe com camarão.

 

Batatinha no modelo chips é o forte da barraca do Pipoca.

 

A barraca Chico do Caranguejo, como o nome já diz, é especialista na iguaria cearense. O crustáceo pode ser consumido também na casquinha.

 

Uma mega barraca, com direito à piscina, espreguiçadeira e até massagem. A Crocobeach é uma das maiores estruturas da Praia do Futuro e agrega ainda um hotel à beira mar.

 

Terra do Sol é a cozinha das irmãs Leci Assunção e Ana Batista. Com estrutura para família, inclusive para o cochilo das crianças menores.

 

Vira Verão é uma das barracas que reúne mais a juventude.

Área verde para passear

Fortaleza tem investido em seus espaços verdes e hoje é possível fazer um piquenique no parque ou um passeio de rio

Por Sara Oliveira

Que Fortaleza é cidade de praias todo mundo já sabe. Mas outros cenários têm sido destino de passeios em dias de folga na Capital. Em um contexto de urbanização intensa, espaços arborizados fazem a diferença. Ir ao parque, fazer um piquenique, contemplar a natureza em suas formas mais bonitas. Ouvir o barulho das aves em meio a um dos rios mais importantes do Ceará, o Rio Cocó. Conhecer a riqueza do mangue e se encantar com a história por trás de biomas. Sim, temos turismo ecológico!

 

“Atualmente, o mercado de turismo visa inteligência e inovação em cidades sustentáveis, satisfazendo necessidades dos turistas e (necessidades) socioeconômicas da Cidade, enquanto mantém a natureza e toda sua diversidade biológica”, explica a coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seuma), Edilene Oliveira. Segundo a gestora, a sustentabilidade passou a ser o foco da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

 

Cidades ambientalmente sustentáveis passaram então a agregar ainda mais valor competitivo no mercado de produtos e serviços. São 23 parques municipais regulamentados, o imenso Parque do Cocó, que reúne ecoturismo, lazer, recreação, práticas esportivas, trilhas e eventos culturais; praças públicas, como o Passeio Público, com vista para o mar, arborização centenária e rodeado de edificações tombadas.

 

Pelo Rio Cocó ou pelo Rio Ceará, passeios também ensinam crianças e adultos sobre essas áreas verdes e fazem o pôr do sol fortalezense ainda mais bonito. No primeiro rio, os visitantes aprendem sobre legislação ambiental, com destaque à importância da preservação. Um novo percurso de navegação manancial foi inaugurado no Cocó este ano, saindo do Parque do Cocó e chegando na Ponte da Sabiaguaba.

 

Pelo Rio Ceará, além das vistas espetaculares e do encontro do rio com o mar, a área de manguezal chama atenção. Lá os visitantes podem tomar banho, acompanhar a pesca dos moradores e ver os caranguejos. Os mesmos que o turista também já conhece das noites de quinta-feira. O passeio segue até a comunidade indígena Tapeba, em Caucaia.

 

A coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, Edilene Oliveira ressalta que o turismo com viés ecológico movimenta os espaços da Cidade e atrai mais olhares da população. “Incentivando a economia e a conscientização. Desta forma, todo uso dado ao local ocorre de forma harmônica, respeitando e repassando à sociedade a importância de se conviver com a natureza sem retirar recursos desnecessários, poluir ou degradar o local”, afirma.

 

Como viver a natureza

 

Parque do Cocó

São oferecidas, gratuitamente, aos domingos, atividades esportivas, de lazer e de educação ambiental como arvorismo, yoga, biodança, tai chi chuan, slackline, jogos coletivos, aulas de circo, contação de histórias e passeios nas trilhas.

Horário: das 7h às 12h. O arvorismo também funciona aos sábados e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Local: avenida Padre Antônio Tomás, s/n, Cocó.

 

Parque Adahil Barreto

O espaço oferece pista de cooper, quadra poliesportiva, campo de futebol, academia ao ar livre e parque infantil.

Local: rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres.

 

Passeio de barco no Rio Coco

Passeio de 20 minutos (saída do píer da avenida Sebastião de Abreu)

Horário: sábados, domingos e feriados, das 7h às 13h

Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Às quartas-feiras, gratuito para escolas públicas. Capacidade de até 17 pessoas.

Passeio de duas horas (trecho até a Sabiaguaba)

Horário: agendamento de acordo com a maré

Quanto: R$ 300 para grupo de até 15 pessoas

Informações: (85) 98527 8216 ou pelo Instagram @navegacao_coco

 

Passeio de barco na Barra do Ceará

Horário: todos os dias, mediante agendamento, a partir das 9 horas; à tarde, a partir das 15 horas.

Quanto: R$ 20 por pessoa (o aluguel de cada barco é de R$ 400 para grupos

Local: av. Radialista José Lima Verde, 746, Barra do Ceará

Informações: (85) 98753 3940

Uma cidade para crianças

Estreias no cinema, oficinas manuais, teatro, música e jogos diversos são opções para a garotada curtir as férias em Fortaleza na companhia da família

Por Bruna Forte

Planejar roteiros, explorar mapas, seguir a rota turística e também traçar outros percursos, experimentar a culinária local, sentir o ritmo da Cidade. O mês de julho oferece múltiplas possibilidades aos viajantes e aos moradores de Fortaleza. Nas férias escolares, aportar na Capital cearense ou redescobrir o Município pode ser um prazeroso programa em família. As opções para a criançada são diversas: de aguardadas estreias no cinema, como o live-action do clássico "O Rei Leão", às atividades ao ar livre em parques, praias e demais espaços públicos.

 

“É interessante que os pais mesclem os períodos das crianças em casa, vendo televisão, com atividades externas”, pontua a terapeuta ocupacional Sabrina Ibiapina. “Algumas opções são a praia, sempre acessível; atividades no Parque do Cocó, como andar de bicicleta; assistir a filmes infantis no cinema; ler para as crianças; praticar atividades físicas em quadras no intuito da brincadeira mesmo”, enumera. De acordo com a terapeuta, o mês de férias é um importante momento para fortalecer laços familiares.

 

Oferecer aos pequenos essas vivências além das telas de celulares e demais eletrônicos, ainda segundo Sabrina, favorece o desenvolvimento pleno da criança. “As telas estão entrando na vida das crianças antes dos dois anos. Essa exposição exacerbada e precoce diminui muito a interação entre elas. A criança não tem a possibilidade de explorar manualmente as telas, então isso vem diminuindo a motricidade manual e causa até um impacto escolar ”, explica.

 

Além do valor recreativo, viajar ou passear com os filhos são significativos processos de socialização: “É tempo de brincar com brinquedos, partilhar e aprender com outras crianças, envolver o outro, ter um contato social a partir da interação. É sempre muito mais rico a criança aprender com outra criança”, finaliza.

 

O POVO organizou um guia de programação infantil neste mês de julho para toda a família curtir as férias. Agora é só se divertir!

 

Cinema

 

O Rei Leão

Estreia dia 18 de julho

Um dos lançamentos mais aguardados do ano, "O Rei Leão" é um remake do longa-metragem homônimo de 1994. Produzido pela Walt Disney Pictures, o live-action é dirigido por Jon Favreau e conta com dublagem de Beyoncé interpretando Nala e Donald Glover, que dá voz ao protagonista. Na versão brasileira, Ícaro Silva e Iza serão dubladores da história de Simba. Em cartaz nos cinemas UCI, Kinoplex, Cinépolis e Centerplex.

 

Turma da Mônica - Laços

Em cartaz A turma mais querida das histórias em quadrinhos chega ao cinema pela primeira vez em carne e osso. Dirigido por Daniel Rezende, o live-action foi produzido pela Maurício de Sousa Produções e estrelado por Giulia Benitte, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira. No enredo, os amigos Mônica, Cascão, Magali e Cebolinha embarcam em uma grande aventura para reencontrar o desaparecido cachorro Floquinho. Em cartaz nos cinemas UCI, Cinemas Benfica, Kinoplex, Cinépolis e Centerplex.

 

Toy Story 4

Em cartaz Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma vivem felizes como brinquedos da pequena Bonnie. Mas a chegada de um garfo transformado em brinquedo, Forky, acaba com a calmaria. A franquia norte-americana de animação, aventura e comédia foi lançada ainda em 1995 pela Pixar Animation Studios. Arcoplex, Arcoíris, Cinemas Benfica, UCI, Kinoplex, Cinépolis e Centerplex.

 

Homem-Aranha: Longe de Casa

Em cartaz Peter Parker (Tom Holland) está em uma viagem pela Europa com seus seus amigos de colégio quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Ao lado de Mysterio (Jake Gyllenhaal), o Homem-Aranha é convocado para enfrentar monstros nomeados como Elementais. Produção da Marvel Studios, o longa é dirigido por Jon Watts. Em cartaz nos cinemas Arcoplex, Arcoíris, Cinemas Benfica, UCI, Kinoplex, Cinépolis e Centerplex Shoppings Shopping Benfica (av. Carapinima, 2200 - Benfica)

 

Férias Fundo do Mar

Nestas férias, as belezas do Fundo do Mar ganham espaço no Shopping Benfica. Sereias, algas, peixes, tubarões e conchas são alguns dos detalhes do espaço Recanto da Sereia, localizado no primeiro piso. A programação busca inspirar as crianças a preservarem a vida marinha e conta com atividades lúdicas de conscientização socioambiental, como oficinas usando materiais reciclados.

 

Arena Gamer

O universo dos jogos digitais toma conta do Shopping Benfica até o próximo dia 30 de julho. O evento nerd Arena Gamer é um espaço aberto ao público com videogames para jogar gratuitamente. RPG, board e card games estão entre as opções. A programação completa está disponível em shoppingbenfica.com.br.

 

Arena Iguatemi 

A programação de férias da Arena Iguatemi oferece ao público infantil espetáculos diferentes aos sábados e domingos de julho, sempre às 17h. Nos dias 20 e 21, as obras "João e Maria" e "Uma Aventura no Safári" sobem ao palco localizado na praça da expansão do shopping. Nos último fim de semana do mês, "Matilda" e "O Rei das Selvas" animam a garotada. Gratuito.

A reinvenção da noite cearense

Com shows de humor, boates, choperias e gastrobares, a noite de Fortaleza se destaca pela diversidade

Por Bruna Forte
Fortaleza é um reduto bon vivant. A Capital do Estado, o destino mais procurado para viagens nacionais de acordo com dados do Ministério do Turismo divulgados neste ano, oferece uma programação diurna plural — são 15 praias de águas mornas e convidativas ao longo do litoral; uma cozinha regional que une tradição e modernidade no preparo de peixes e frutos do mar; e um rico artesanato tipicamente cearense vendido na Feira da Beira Mar e no Mercado Central. Mas o passeio não acaba por aí. Caracterizada por shows de humor, boates, choperias e gastrobares, a noite da Cidade se consolida como uma atração repleta de experiências.

“A noite de Fortaleza tem uma característica muito própria: o happy hour como realidade. Existe um público que gosta de sair no final da tarde e ficar até umas 20 ou 21 horas na rua. Também tem gente que gosta de sair umas 21 horas e fica até uma hora da manhã. Com o crescimento do atletismo de rua, o fim da tarde se fortalece como uma opção de lazer”, pontua o empresário Deda Gomes, proprietário dos estabelecimentos Moleskine Gastrobar e Giz Cozinha Boêmia. No ramo há 17 anos, Deda aponta a mudança no perfil de consumo na Capital. Se faltavam opções de bares e restaurantes abertos para encontros entre amigos entre 16 e 20 horas há alguns anos, hoje o fim da tarde é uma aposta do mercado.

Nos restaurantes e bares, a programação musical soma-se às promoções de bebidas e petiscos no período das férias. “No Moleskine e no Giz, por exemplo, a programação que era de quarta a sábado estende-se de terça a domingo. A gente espera um acréscimo de 30% de público neste mês de férias em função do turismo. A expectativa é muito boa em relação aos voos internacionais”, continua Deda. Para quem deseja tomar um chope e conversar, os bairros Praia de Iracema, Aldeota e Varjota se destacam pela multiplicidade.

Terra do humor, as casas de comédia cearense também movimentam a noite turística na Capital. Adla Santos, diretora do Teatro do Humor & Cultura Cearense, garante que o mês de férias gera um aumento de até 70% do público. “A nossa casa já tem 20 anos no teatro de humor, com uma temática bem nordestina e caricata. Das 17 às 23 horas, recebemos principalmente turistas”, explica. Já para o público jovem, interessado em festas alternativas, a Rua dos Tabajaras oferece opções, como a casa Ritmo Urbano. Ver quadro com dicas de alguns lugares para curtir na Cidade.


Serviço

Happy-hour
Moleskine Gastrobar e Giz Cozinha Boêmia
Onde: rua Professor Dias da Rocha, 578, Meireles
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 17h à 1h; e sextas-feiras, sábados e domingos a partir das 12h. Happy-hour todos os dias com promoções especiais das 17h à 2h.
Informações: (85) 3037 1700

Giz Cozinha Boêmia
Onde: rua Professor Dias da Rocha, 579, Meireles
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 17h à 0h; e sextas-feiras, sábados e domingos das 12h à 0h.
Informações: (85) 99719 1098

Shows de humor
Teatro do Humor Cearense
Onde: Beira Mar Trade Center (rua Osvaldo Cruz, 01, loja 09), Meireles
Horário de funcionamento: todos os dias, das 17h às 23h
Informações: (85) 98866 2466

Lupus Bier
Onde: Rua dos Tabajaras, 340, Praia de Iracema
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 19 à 0h
Informações: (85) 3219 2829

Boates e casas de show
Austin Pub
Onde: av. Senador Virgílio Távora, 1727, Meireles
Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 22 às 4h
Informações: (85) 99723 6176

Living
Onde: av. Des. Moreira, 1175, Aldeota
Horário de funcionamento: quinta, das 22h às 5h; sexta, das 23h às 5h; sábado, das 22h às 4h30; e domingo, das 18h às 3h
Informações: (85) 98122 4030

Ritmo Urbano
Onde: Rua dos Tabajaras, 374, Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-510