SOBRE O PROJETO ESPECIAL

Para celebrar e ir além

Érico Firmo, Émerson Maranhão e Sara Oliveira

"O POVO se orgulha de entregar à cidade e aos leitores este conjunto de textos de profundidade, qualidade estética e conteúdo. Reflexões que ajudam a compreender, amar e transformar Fortaleza"

Fortaleza é cidade de conflitos, mas também de afetos. Esta edição de aniversário de 289 anos da Capital é celebrativa, porém, igualmente questionadora. Sem idealizações, não foge às questões diversas que afetam a vida numa metrópole que cresce mais em problemas que em soluções. Entretanto, a consciência dos obstáculos e contradições não ofusca a percepção da beleza e dos prazeres que a cidade propicia.

Nos textos aqui publicados, são enfrentadas as próprias disputas em torno da fixação da data de hoje, escolhida marco inaugural de uma história cujo início de fato é bem anterior, disso se tem certeza.

O POVO convidou um timaço de dez ensaístas para refletir sobre alguns dos mais sintomáticos aspectos da multiplicidade que compõe a metrópole. Pesquisadores, escritores, gestores públicos, professores, jornalistas, artistas. Intelectuais. Gente de letras, das artes, da cultura, da economia, da história.

Pessoas que, fundamentalmente, viveram ou/e vivem Fortaleza com intensidade, de formas muito próprias, e que usam os referenciais da teoria e da experiência para pensar a cidade. E pensadores criativos, inovadores, provocativos. De bagagem sólida e atualizados com a produção acadêmica e com as ruas.

Este caderno contém dez ensaios que olham e projetam o futuro. Mas atravessam os mais de 289 anos de história para compreender a origem desse presente %u2013 a matéria-prima para sondar o porvir.

O POVO se orgulha de entregar à cidade e aos leitores este conjunto de textos de profundidade, qualidade estética e conteúdo. Reflexões que ajudam a compreender, amar e transformar Fortaleza. 
Estatua de Iracema. Foto: Sara Maia
Fortaleza das Marés
Lançar-se à missão de contar histórias é embarcar numa viagem sem destino conhecido. Por mais planejamento e recorte dramático prévio que possam existir, há narrativas que se impõem, subvertem roteiros, galgam prioridades. Não foi diferente com o webdoc que acompanha esta publicação especial.

A cidade e o devir, em sua plataforma audiovisual, careceu mudar de rota algumas vezes, em pleno mar aberto. O que parecia ser porto seguro, rumo derradeiro, mostrou-se território de tormentas, ambiente de passagem. À tripulação desta nave forjada a som e imagem em movimento, restou a serenidade de seguir os desígnios do extraordinário, do mesmo modo que o marinheiro entende que de nada adianta ir de encontro às vontades do mar.

Assim, apresenta-se uma Fortaleza que só é possível a milhas de distância de suas praias. Uma cidade criada e recriada em alto mar, fruto dos sentidos e sentimentos de um grupo de pescadores. Mais arquetípica das representações do fortalezense no imaginário coletivo, o pescador que faz da enseada do Mucuripe seu ponto de partida e chegada revela as cidades possíveis, imaginárias e mnemônicas a que acenam, aonde vivem, de que se encantam.

Guiados por estes olhares arrebatados de maresia traduzimos a Fortaleza de que falam as ondas, vagas, correntes, marés.
Vista aérea de Fortaleza. Foto: FCO Fontenele
Projeto Multiplataforma
Jornal, portal, rádio e TV trarão, ao longo da semana que antecede o dia 13 de abril, programação especial sobre passado, presente e futuro de Fortaleza

Programação de shows, debates, entrevistas, webdoc e cobertura especial do O POVO marcam o aniversário de 289 anos de Fortaleza, comemorados na próxima segunda-feira, 13 de abril. O show da cantora Vanessa da Mata, no Aterrinho da Praia de Iracema, junto com a programação infantil no Largo dos Tremembés, marcarão a programação da Prefeitura no 13 de abril. 

Mas os festejos já começaram no O POVO. E a participação do leitor é o destaque. O caderno DOM deste dia 5 de abril buscou as origens da cidade e contou mais de um século de história que antecede o aniversário oficial, em 1726. 

A partir do dia 7 de abril, o portal O POVO Online terá canal dedicado à data, com galeria de fotos antigas e cadernos especiais sobre os aniversários. As páginas do jornal trarão as perspectivas políticas, econômicas, culturais e cotidianas de Fortaleza.

O Espaço O POVO de Cultura & Arte terá o lançamento do documentário que traz as memórias que chegam do mar. 

E lançamento da revista com ensaios de pesquisadores, escritores e jornalistas. Entre os debates, destaque para a participação do prefeito Roberto Cláudio (Pros), que será entrevistado amanhã por leitores do O POVO. 

expediente

desenvolvimento

Coordenadora de Projetos Digitais: MIÚCHA PINHEIRO

Webdesigner: TICIANA MELO

Webdesigner Comercial: ITALO RUSSAN

Frontend: MARCELLUS FROTA

Programador: UBERGUE ANDRADE

Infraestrutura: RHAJIV PERSIVO

O POVO ONLINE - REDAÇÃO

Editora Executiva: JULIANA MATOS BRITO

Editores-adjunto: PAULA LIMA e THADEU BRAGA

REDAÇÃO

Diretor Geral de Jornalismo: ARLEN MEDINA NÉRI

Diretora-Executiva da Redação: ANA NADDAF

Diretor-Executivo Adjunto da Redação: ERICK GUIMARÃES

Concepção: ÉRICO FIRMO, FÁTIMA SUDÁRIO e REGINA RIBEIRO

Edição: ÉRICO FIRMO e FÁTIMA SUDÁRIO

Concepção gráfica: GIL DICELLI

Ilustração: PEDRO TURANO

Edição de Arte: GIL DICELLI E RENATA VIANA

Edição de Imagens: FCO FONTENELE e SARA MAIA

Tratamento de Imagens: ROBSON PIRES

WEBDOC

Direção, roteiro e entrevistas: ÉMERSON MARANHÃO

Fotografia: CHICO ALENCAR

Assistente de Produção: MARIANA FREIRE

Edição e Finalização: RENATO FERREIRA