RMF: Agora é planejar e crescer

Durante três meses, a proposta de formação de um Parlamento Metropolitano, que reunisse os 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza, foi apresentada aos parlamentares das câmaras legislativas da região. Durante os meses de abril, maio e junho de 2018, a Câmara de Municipal de Fortaleza (CMFor), por meio do seu presidente, Salmito Filho, com o apoio estratégico da Fundação Demócrito Rocha e do Grupo O Povo de Comunicação, levou esse debate à pauta dessas casas através do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana.


Durante a realização do Fórum, foram apresentadas aos 290 vereadores dos municípios da RMF as oportunidades de desenvolvimento econômico e social que poderão advir da integração e parceria entre os municípios. A oportunidade criada pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015) ajudará as gestões públicas a atender às demandas de cada município.

 

O objetivo do Parlamento Metropolitano, segundo Salmito, será o de construir uma agenda propositiva e colaborativa que permitirá aos municípios da região encontrar, conjuntamente, soluções para problemas comuns e novas ferramentas para contratação de financiamentos nacionais e internacionais.

 

O lançamento da proposta do Parlamento foi realizado dia 25/6, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, com a presença das lideranças políticas municipais da região metropolitana. Na oportunidade, a primeira ação concreta no sentido de instalação do Parlamento Metropolitano foi efetivada, com a inauguração de um espaço exclusivo para o fórum - uma sala com mini-auditório – na CMFor.

Foto: Érika Fonseca
A Câmara de Vereadores de Fortaleza recebeu os presidentes e vereadores dos 18 parlamentos municipais da região metropolitana para o lançamento do Parlamento
 

Confira os Cadernos

Galeria

Vídeos