Mais do que apenas uma gelada
Chegar em casa após uma semana cansativa e abrir uma boa cerveja é uma sensação única para muitos amantes dessa bebida. Imagina se for uma cerveja feita por você, do jeito e com o sabor que você mais gosta a cada gole?
Por Lua Santos (Textos)Em busca de qualidade e personalização, amantes de cerveja estão optando mais e mais por marcas artesanais ou mesmo por produzir a própria bebida em casa. Segundo relatório da Mintel Brasil – agência de inteligência de mercado internacional –, o consumo das chamadas cervejas especiais no Brasil cresceu 36% em 2015. Ou seja, o brasileiro está lidando com uma nova forma de consumir o produto: bebendo em menor quantidade e investido na qualidade daquilo que consome.
Mas será que cerveja especial é a mesma coisa que cerveja artesanal? Cerveja artesanal é só cerveja feita em casa? Todas aquelas cervejas importadas das prateleiras dos supermercados são cervejas especiais? São muitas as perguntas. Vamos agora desvendar cada ponto de tema.
Comercial, especial ou artesanal?
Para começar, é importante definir o que é cerveja artesanal, cerveja comercial e cerveja especial. Podemos começar dizendo que cervejas comerciais são aquelas fabricadas em grandes quantidades, por grandes empresas cervejeiras, vendidas a um preço mais acessível. Já as cervejas especiais são os rótulos premium dessas cervejas tradicionais, por assim dizer. E as cervejas artesanais são aquelas feitas de forma mais caseira – mas não necessariamente em casa. “A grande diferença está no propósito para o qual é feita aquela cerveja, [passando pelos] ingredientes, escolha da receita, público a ser atendido... É diferente de uma cervejaria de massa cujo objetivo principal é o lucro da empresa”, explica Wellington Alves, sócio da microcervejaria 5Elementos, primeira microcervejaria artesanal de Fortaleza, inaugurada em outubro, no bairro Luciano Cavalcante.
Erick Mesquita, gerente do Hey Ho Beer – um bar e loja especializada em cervejas artesanais que inaugurou em setembro, em Fortaleza–, explica ainda sobre a atenção dos cervejeiros artesanais durante a fabricação da cerveja. “Tem um cuidado todo especial com os insumos que vão entrar na receita do produto, o cuidado de você acompanhar a fermentação da cerveja para ela não sair com defeitos... [Porque] existem defeitos que acontecem na parte de fermentação e quem está na microcervejaria, que está fazendo essas cervejas diferentes, tem esse cuidado todo. O artesanal vem disso, é uma produção menor e você faz não só pensando em vender, não só em lucro, mas em oferecer um produto de qualidade para a galera que conhece e [que sabe] dizer que um produto é bom e tal."