[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Saiba como curtir o período de festa junina sem sair da dieta | O POVO
Logo Portal O POVO Online
Saúde -

Saiba como curtir o período de festa junina sem sair da dieta

A principal dica é ter um controle no consumo das guloseimas, além de optar pelas opções menos calórica
 

Quando se fala no mês de junho logo vem à mente as tradicionais festas juninas, que trazem muita diversão, animação, mas também, muita tentação com as opções de comidas típicas servidas nos arraiás.

Sempre fartas de guloseimas, com muitas calorias e gorduras, as festas exigem um cuidado especial de quem quer aproveitar o período festivo sem deixar de manter a boa forma ou se complicar na dieta.

Entre os principais alimentos, estão os feitos à base de milho, além de pé-de-moleque, vatapá, creme de galinha, cocadas, paçoca, entre outros.

A principal dica é ter um controle no consumo das guloseimas, além de optar pelas opções menos calóricas para já ir queimando calorias enquanto dança e aproveita a festa.

O nutricionista Daniel Coimbra traz dicas de como aproveitar a culinária típica do período junino sem culpa e com o devido controle para evitar problemas com a balança e a saúde. “O consumo moderado é a principal recomendação. Se exagerar nos quitutes, é preciso ficar atento para a alimentação do dia seguinte”, alerta Coimbra.

Para quem está mantendo uma dieta mais restritiva e precisa consumir alimentos mais naturais, sem adição de açúcares, sal ou gorduras em excesso, as opções de consumo é o milho verde cozido, a batata-doce assada (sem óleo), o cuscuz, podendo adicionar linhaça ou chia na preparação, e a pipoca.

Se não der para fugir dos quitutes mais calóricos, a alternativa é diferenciar no preparo para reduzir as calorias e substituir ingredientes por outros de maior valor nutricional. Nos bolos de milho, por exemplo, pode-se trocar parte da farinha de trigo branca pela integral, usar adoçante em vez de açúcar, adicionar a biomassa de banana-verde para melhorar o teor de fibras e acrescentar chia para melhorar o índice glicêmico do carboidrato.

“Procure fazer exercício físico no dia da festança para aumentar o gasto calórico e reduzir os prejuízos à composição corporal e, claro, se você sempre se mantém na dieta, e ainda mais tomando todos esses devidos cuidados, não vai ser uma pequena diversão junina que vai atrapalhar seus resultados”, disse ele.

Veja quatro alimentos indicados nas festas juninas:


-Milho verde cozido: fonte de fibras e vitaminas, o milho verde é essencial para a saúde, e ainda ajuda a manter um dia a dia saudável e produtivo.

-Batata-doce assada: fornecedora de energia de maneira gradual proporcionando um melhor aproveitamento pelo organismo e reduzindo as chances de formação de gordura subcutânea.

-Cuscuz: Além de vários micronutrientes como o potássio o cuscuz é uma grande fonte de carboidratos, e pode ser melhor ainda aproveitado se for acrescentado chia ou linhaça na preparação, reduzindo assim o índice glicêmico do alimento oque vai fazer com que a glicêmia fique bem controlada.

-Pipoca: a pipoca é um alimento rico em antioxidantes, substância essencial para combater a ação dos radicais livres. É bom aprender a fazer uma versão ainda mais saudável, sem óleo.
Fonte: O POVO Online/Mais Notícias