[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Chita-Caatinga
Logo Portal O POVO Online
Projeto gráfico -

Chita-Caatinga

O projeto gráfico Os Quinzes é inspirado no tecido da chita, elemento cultural que se agregou ao nordeste brasileiro. A estampa guarda uma relação com a caatinga para contar as 15 histórias de quem aprende a lidar com a seca como realidade cotidiana, reiventando-se e até criando novas abundâncias.

O tecido e o sertão se referenciam como metáfora. Se o pano cru, ainda sem estampa, parece pouco nobre, quando ganha flores e cores, se exalta em beleza e abraça festas e signos da fartura do pós-chuva. O sertão, que aos olhos desavisados, parece morto, vira verde num sereno, no primeiro respingo. Há vida pulsando e possibilidades de belezas nos dois cenários: de pano e mata.

Foto: reprodução
Reprodução de parte da capa do caderno especial Os Quinzes


 








 

 

 

 

 

 

 

A colcha de retalhos das vidas narradas é também um traço do projeto, assim como a metáfora tipográfica que une um século, duas secas (dois Quinzes), com um romance no meio. A fonte é metade serifada e metade sem-serifa. Antigo e novo. Passado e presente. O Quinze e Os Quinzes. Dentro das letras brotam chitas, nas clareiras de texto nascem ícones indicativos de leitura.

A paisagem parece a mesma. Não é. E o nome do sítio de Rachel, no Sertão Central, nunca pareceu tão atual para os aprendizes da seca: “Não me deixes”. Os Quinzes floresceram.