[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] B&Q Energia
Logo Portal O POVO Online
3º Lugar -

B&Q Energia



Pequenas iniciativas que fazem a diferença
 Qualificação do profissional, diálogo transparente e valorização da vida guiam a forma como a B&Q Energia constrói seu ambiente de trabalho Transparência entre os colaboradores, planejamento, reconhecimento que a empresa e os líderes concedem aos funcionários e a utilização de diversos canais de comunicação entre empresa e colaboradores. Esses são alguns dos fatores que a B&Q Energia julga como fundamentais para a conquista da 3ª colocação no GPTW Ceará 2014. Há 27 anos a empresa oferta, para as indústrias e empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, o suporte adequado de construção, manutenção de subestações, linhas energizadas, O&M parques eólicos e microgeração de energias renováveis (solar e eólica). Segundo Adriana Caetano, gerente de Recursos Humanos da empresa, para ter um bom ambiente de trabalho é preciso existir confiança do funcionário com a empresa e a empresa ter regras claras, agir com respeito e imparcialidade. “Incentivamos e treinamos nossos líderes para que tenham uma boa relação com os liderados e para que este clima reflita nos serviços prestados. Acreditamos que as pequenas iniciativas geram grandes resultados”, afirma.


Ações inovadoras

Pesquisas de clima organizacional, reunião mensal de resultados com todos os colaboradores e feijoada na última sexta-feira do mês para integrar a equipe são algumas das ações desenvolvidas pela B&Q. Além disso, a empresa realiza projetos para estimular a valorização da vida entre os funcionários, custeia 100% do plano de saúde (Hapvida e Bradesco Saúde) e oferece bolsa de estudos, com valor que varia de 40% a 100%, e convênio com várias faculdades e escolas técnicas. Para o diretor financeiro Alexandre Gadelha de Queiroz, a premiação serve como estímulo, “para que continuemos implementando ações que contribuam com a percepção de um excelente clima laboral e, consequentemente, a retenção de nossos talentos e a atração de novos”.


QUADRO

Melhores práticas

 Pesquisa de clima organizacional Uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, a pesquisa teve início em 2008 e, desde então, é realizada anualmente, com um índice de satisfação médio de 75%. Em 2013, entretanto, a empresa atingiu o percentual de 88%. Projeto Meu Filho Aprendiz Com o objetivo de dar oportunidade aos filhos dos funcionários, para que eles possam ter alguma experiência profissional, o projeto proporciona o primeiro emprego. A seleção dos aprendizes conta com quatro etapas: ser filho de funcionário da B&Q, seleção curricular (analisando desempenho escolar), entrevista coletiva ou dinâmica de grupo e entrevista individual com o gestor da área. A B&Q oferece uma excelente infraestrutura ao jovem inscrito no programa.


Feedback dos gestores para os colaboradores
 Todos os gestores da companhia têm a prática e a habilidade para dar feedback aos colaboradores quando necessário, tanto para parabenizar, como para repreender. A iniciativa visa a melhoria contínua dos processos como um todo e o diálogo entre lideranças e funcionários.


Coffee Break em campo
 Tendo como objetivo a valorização humana, todo mês a empresa integra os setores que compõem a área administrativa em um café da manhã, proporcionando um ambiente familiar e harmonioso. A cada término da ação, é realizada reunião para preenchimento da planilha de retorno, para posterior feedback. Feijoada na última sexta-feira do mês O objetivo da feijoada é integrar ainda mais os colaboradores, diretoria, clientes e fornecedores, em um único momento de descontração e harmonia. Reunião mensal de resultados com todos os colaboradores Toda primeira segunda-feira do mês, a reunião é realizada para mostrar indicadores e resultados da segurança do trabalho, pelo SESMT; oportunidades de negócios; prestação de contas do Coffee Break; destaque à Equipe e/ ou Colaborador do Mês, pela diretoria; e disseminação da Missão, Visão e Valores, pelo Recursos Humanos.


Pacto pela Vida
 No ato da admissão do colaborador, ele assina um compromisso de valorização da sua vida, tendo como principal avalista a pessoa que o colaborador mais ama. Mais do que um papel assinado, o documento repassado pelo Recursos Humanos da empresa é um compromisso firmado do colaborador e da sua família com um único propósito de valorização da sua vida.


Projeto Só Hoje
 O projeto busca a mudança de cultura e a conscientização dos colaboradores, mostrando que o dia mais importante é o hoje. Em prática desde 2013, o programa modificou a forma de acompanhar os procedimentos de segurança dentro da organização.


QUADRO

A EMPRESA


Ramo de atividade: Produção e Manufaturas / Distribuição de Energia
Ano de fundação: 1987
Faturamento no ano: Não informado
Estados em que atua: CE, BA, MA, RN, PB, PE, PA e SP
Oferece: Plano de saúde, bolsa de estudos e atividades coletivas

Patrocínios

Prefeitura de Fortaleza Câmara Municipal de Fortaleza SESI SENAI SISTEMA FIEC

Apoio

Instituto Fa7

Realização

Organização