[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] D'Abelle Bistrô convida a experiências da gastronomia mediterrânea | O POVO

Circuito Gastronômico

13D'Abelle Bistrô convida a experiências da gastronomia mediterrânea

Os bistrôs encontrados na região da Provence, interior da França, serviram de inspiração para que Silvana Guimarães delineasse a decoração e a cozinha de seu restaurante, o D'Abelle Bistrô. Num clima aconchegante, a ideia, segundo conta a gerente da casa, Vailma Barbosa, é fazer com que os clientes sintam que foram transportados para um local diferente, como se estivessem numa viagem.

O conceito surge a partir das idas da proprietária ao exterior e de seus caminhos pelo Brasil. Para ambientar o bistrô, foi comprada uma casa da década de 1950, na rua Antônio Augusto, bairro Meireles, endereço onde o estabelecimento funciona desde a inauguração, há sete anos. Das viagens e das experiências, surgiu a proposta de oferecer pratos baseados na cozinha mediterrânea, utilizando ingredientes leves, saudáveis, frescos e com muito sabor. A decoração, toda de miudezas e delicadezas, também remete aos bistrôs europeus.

Entre as opções da casa, está o camarão grelhado ao perfume de alecrim e azeite trufado, acompanhado de risoto de tomates frescos. A R$ 76, o prato é individual (assim como todos que o restaurante serve).

"O prato é uma criação da casa, o risoto é inspirado no arroz de tomate, muito presente na culinária portuguesa", conta Vailma. Para harmonizar, o bistrô indica o vinho branco Ventisquero Clássico Chardonnay, que pode ser encontrado na carta de vinhos da casa por R$ 77.

A cozinha mediterrânea tem a predominância de ingredientes como azeite de oliva e vegetais, além de peixes e frutos do mar. Mas, no bistrô, o cardápio transcende estas características e oferece, também, pratos de carnes, risotos, massas, além de fondues de carne, queijo e chocolate, uma das especialidades da casa.

O D’Abelle Bistrô funciona de terça a sábado, das 18h à 1h, e aos domingos, de 12h às 16h. Entre os serviços que o restaurante oferece, pode-se destacar acessibilidade para deficientes, carta de vinhos, wi-fi, estacionamento com manobrista e ambiente climatizado. São aceitos os cartões Visa, Mastercard e Amex.

Texto: Camila Holanda
Foto: Mauro Santos

#GastronomiaOPOVO

Circuito Gastronômico abre espaço aos internautas para divulgarem as fotos tiradas de pratos e receitas.
Publique as fotos no instagram com a hashtag #GastronomiaOPOVO

veja mais