[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Salut Bistrô: self-service com tons gourmet | O POVO

Circuito Gastronômico

11Salut Bistrô: self-service com tons gourmet

Com a premissa de oferecer opções saudáveis em nuances gourmet para o almoço do dia a dia, o Salut Bistrô vai além dos conceitos básicos de um restaurante self-service. A diversidade de saladas é a prioridade do menu diário, aliado a opções sofisticadas do cardápio, que são regionalizadas a partir dos temperos e sabores criados pela chef Fátima Claudino Pereira.
 
Ela é mãe de Bruno Claudino, que, ao lado do sócio Igor Diogo, criou o Salut Bistrô há seis meses, instalado na avenida Santos Dumont – Aldeota. Além de mãe e chef de cozinha, Fátima é proprietária do VillaMango Beach Bungalows, que fica a 190 km de Fortaleza, em Icaraizinho de Amontada.

No mês de setembro, percorreu a Toscana, na Itália, em uma viagem enogastronômica de 20 dias. Nos últimos anos, estes percursos são praxe na vida de Fátima, que roda o Brasil e outros países em busca de novos sabores, novos temperos e novas performances, para trazer aos seus estabelecimentos as experiências de mundo que viveu. “A forma como você vê a vida é o peso da sua mão”, diz.
 
Experiência gustativa
Sendo assim, a proposta do Salut prova que comida saudável não precisa ser sinônimo de algo insosso, ao passo em que salada pode ter sabores agradáveis a serem descobertos. "A gente propõe uma experiência gustativa aos clientes", resume a chef. Com um buffet a R$ 54,90, os pratos não têm dias definidos e nem costumam ser repetidos mais de duas vezes na semana. Um destes pratos é a quiche de camarão com queijo brie. A torta salgada é servida no buffet do restaurante e sai entre uma e duas vezes na semana.

Além deste prato, há risotos, carnes e massas, além de acompanhamentos, como os purês de abóbora, batata doce, cenoura e outros tantos itens diferenciados, como a farofa especial, receita de família que Fátima oferece aos clientes. Pratos regionais com toques contemporâneos também têm espaço na casa, a exemplo do arroz de coco e da feijoada completa, servida todos os sábados. Segundo Bruno, a proposta de não ter uma sistemática de menu, é proposital, para sempre surpreender positivamente os frequentadores. "80% dos clientes estão aqui todos os dias".

Café Salut
Com apenas seis meses no mercado, o Salut Bistrô terá um novo espaço na casa: o Café Salut. A previsão é de que comece a funcionar na segunda quinzena deste mês de outubro, nos fins de tarde. No menu, tapiocas, crepes, salgados, mini quiches, pães artesanais, cafés, tortas e outros itens assinados pela chef Fátima Pereira.
 
Texto: Camila Holanda
Fotos: Mauro Santos

#GastronomiaOPOVO

Circuito Gastronômico abre espaço aos internautas para divulgarem as fotos tiradas de pratos e receitas.
Publique as fotos no instagram com a hashtag #GastronomiaOPOVO

veja mais