[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Marquês da Varjota traz um pouco de Portugal ao Ceará | O POVO

Circuito Gastronômico

04Marquês da Varjota traz um pouco de Portugal ao Ceará

O gosto por aprender as receitas de família e de criar novidades culinárias era o prenúncio de um empreendimento que surgiria décadas à frente na vida de Berta Lopes. Ela aprendia tudo em Portugal, terra onde nasceu e viveu até 19 anos atrás. Tempos depois, já casada com Armando Leite, veio morar em Fortaleza e junto ao marido resolveu investir.

Foi então que criaram o restaurante Marquês da Varjota, à época, com endereço na rua José Lourenço e há cinco anos na Frederico Borges. "Não viemos ao Brasil com essa intenção. A ideia surgiu depois", conta Berta. O casal é proprietário também do restaurante A Tasca do Marquês, que fica na rua dos Tabajaras – Praia de Iracema.

O nome “Marquês” nos dois empreendimentos da família é uma homenagem ao Marquês de Pombal, conhecido e admirado estadista português, que viveu o Iluminismo na Europa e encabeçou diversas reformas sociais e administrativas em Portugal.

O restaurante recorta um pedaço do país de Berta e Armando e traz para o Ceará em forma de fados, de decoração e gastronomia. No menu, pratos tradicionais portugueses e outros que saíram da imaginação e da experiência de Berta. Uma destas criações assinadas pela proprietária do restaurante é o Bacalhau ao Queijo e Camarão.

A receita inventada ainda neste ano leva os queijos gruyère, grana padano e parmesão, acompanhada ainda de um arroz de brócolis. Por R$ 119, o prato serve bem duas pessoas. A dica da casa é que a refeição seja complementada pelo vinho português Cortes de Cima. "É o melhor vinho branco do mundo", garante Berta.

O cardápio tem ainda outros diversos pratos com bacalhau, arroz de marisco, polvo assado, mariscadas de lagosta e camarão e peixes grelhados. Itens da cozinha nordestina também podem ser encontrados no Marquês, como galinha caipira, carne de sol, peixada, moqueca e outros.

Texto: Camila Holanda
Fotos: Mauro Santos

#GastronomiaOPOVO

Circuito Gastronômico abre espaço aos internautas para divulgarem as fotos tiradas de pratos e receitas.
Publique as fotos no instagram com a hashtag #GastronomiaOPOVO

veja mais