Cuidados com a pele: em quais cosméticos investir aos 40 anos?

Com o tempo, a pele se torna mais flácida e perde a luminosidade, por isso, é importante repor micronutrientes perdidos ao longo dos anos; conheça os ativos ideais e indispensáveis para manter a beleza e saúde da pele

  • Comente agora

 

A pele aos 40 anos requer cuidados essenciais para combater, especialmente, a flacidez, desidratação e redução da luminosidade, fatores muito comuns nesta fase da vida, além de rugas e linhas de expressão. Mas a indústria de cosméticos dispõe de ativos que contribuem para melhorar a aparência da pele e deixá-la mais bonita e saudável. A farmacêutica Mika Yamaguchi, consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, destaca ativos eficazes contra as rugas e flacidez e que também ajudam a repor os micronutrientes perdidos. "Os ativos podem ser encontrados em farmácias de manipulação e devem ser prescritos por dermatologistas, para que avaliem a real necessidade de cada pele", afirma. Confira abaixo mais informações sobre cada um deles:

Progenitrix® é um ativo inovador que atua diretamente nas células progenitoras. Essas células estão presentes na epiderme, mais especificamente na camada basal, e funcionam como se fossem ‘maestros’; elas que incentivam a renovação natural e também são elas que sofrem ataques dos raios UV e as agressões do meio ambiente. Progenitrix® estimula justamente essa proliferação das células, principalmente na junção dermoepidérmica, o que garante uma pele com menos flacidez.

DensiSkin D+ é um ativo que atua em duas formas: ação imediata, com formação de um biofilme, e retexturização do relevo cutâneo. Mika afirma que através de uma ação biológica, ao longo do tempo, ocorre a reativação do metabolismo celular, o que estimula a síntese de biomoléculas e elementos âncoras da junção dermo-epidérmica. "Também destacamos o peptídeo que atua no aumento da expressão gênica das enzimas ativadoras da Vitamina D. Lembrando que a Vitamina D ativa é extremamente importante em várias reações e a falta da exposição solar e o envelhecimento diminui sua concentração", afirma.

Sculptessence é um ativo que contém poliosideos purificados da linhaça selvagem. "Ele é rico em xilose, que é um dissacarídeo importante na produção das glicosaminoglicanas e possui uma ação remodeladora do contorno facial". Mika explica que a xilose tem a capacidade da reter 30 vezes o peso em água. "O Sculptessence forma um filme protetor e protege contra a degradação do colágeno, combate a flacidez cutânea e remodela o oval do rosto", afirma.

Alistin é um biopeptideo derivado da carcinina, que possui uma ação antioxidante "universal", atua em alvos hidrofílicos e lipofílicos, combatendo radicais livres e radicais carboxílicos. "Além da atividade antiglicante e desglicante, o ativo previne a glicação do colágeno, conhecido como caramelização e enrijecimento dele (formação de rugas)", afirma. E ele protege o SOD, preservando as defesas antioxidantes naturais da degradação foto-induzida. Mika menciona que estudos recentes demonstraram a capacidade do Alistin em reverter as rugas profundas, mecanismo conhecido como deglicação. Além desses benefícios, o ativo apresenta ação protetora do DNA.

Liftessence se trata de um gel mucilaginoso, extraído de vastas samambaias nativas originária da Nova Zelândia da família Cyatheaceae. Esta específica composição de polissacarídeos fornece efeito lifting imediato. "Possui a capacidade de formar um filme elástico, resistente e contínuo, com propriedades tensoras imediatas para pele; com formação de uma rede molecular na superfície, melhora do microrelevo cutâneo e prolongamento da aparência jovial", afirma.

Hyaxel é um ácido hialurônico fracionado vetorizado pelo silanol, cuja função é intensificar a renovação epidérmica (peeling biológico natural). De acordo com Mika, estudos mostram que em nove dias de uso do ativo, ocorre o aumento do espessamento epidérmico e isso restabelece a homeostase da pele. O ativo possui ação preenchedora, pois potencializa as células da pele a produzir acido hialurônico e, dessa forma, preencher as rugas naturalmente, sendo também um excelente hidratante.

Procollasyl atua diretamente sobre os fibroblastos, estimula a biosintese de colágeno, intensificando o ciclo de reparação celular. Com uso continuo e disciplinado, este produto ajuda a estimular a capacidade de auto-regeneração das células cutâneas e a resgatar a firmeza natural dos tecidos, de acordo com Mika.

Além de combater as rugas e flacidez, Mika também indica o uso de produtos com ativos que ajudam a repor micronutrientes essenciais para a pele. Confira abaixo mais informações sobre esses componentes:

Hydroxyprolisilane CN é uma hidroxiprolina ligada ao silício orgânico, que tem papel estrutural e metabólico, por isso deve ser reposto. Ele atua como um cimento dérmico natural auxiliando na sustentação da tecido conjuntivo. Dessa forma, age como reestruturador da arquitetura dérmica e organiza os constituintes da Matriz Extra Celular. O Hydroxyprolisilane CN participa na formação e estabilização desta estrutura como um elemento de "ligação". "Ele é realmente capaz de criar fortes ligações (formando ligações múltiplas de hidrogênio) com macromoléculas, tais como as glicosaminoglicanas, as proteoglicanas e as glicoproteínas estruturais, além de estimular a produção de colágeno", afirma.

Silpearl é um ativo que possui 16 micronutrientes da pérola vetorizada por silício orgânico, proporcionando restauração e luminosidade adequada, o que recupera o equilíbrio hídrico da pele. Segundo Mika, essa recuperação se deve através da ação dos íons cálcio, presente na sua composição e pelo seu poder nutritivo conferido pelos outros micronutrientes essenciais para homeostase da pele.

0 comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor: